"Herbário Escolar" como instrumento didático na aprendizagem sobre plantas em uma escola de ensino médio na cidade de Parnaíba, Piauí

Autores

  • Nayara Cyntia Sousa Braz Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Jesus Rodrigues Lemos Universidade Federal do Piauí - Campos Ministro Reis Velloso

Palavras-chave:

Recursos didáticos. Botânica. Educação básica.

Resumo

Neste trabalho desenvolveu-se o uso de um “herbário escolar” como ferramenta didática em aulas de Biologia no segundo ano em uma escola de ensino médio da cidade de Parnaíba, Piauí, com o objetivo principal de auxiliar na aprendizagem sobre Botânica. Para isto, houve a montagem e organização do herbário escolar com os processos de herborização. Posteriormente, foi aplicado um questionário aos alunos e verificou-se que os discentes descobriram a importância de se conhecer parte da flora próxima ao seu ambiente escolar, bem como aprender as técnicas de herborização e o uso desse material didático durante as aulas de Botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Cyntia Sousa Braz, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda do 7º período em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Jesus Rodrigues Lemos, Universidade Federal do Piauí - Campos Ministro Reis Velloso

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1995), Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado no Royal Botanic Gardens, Kew, Londres (2006 e 2013). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Florística e Fitossociologia da vegetação de caatinga e Fitogeografia do semi-árido brasileiro. Atualmente é Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí-Campus Ministro reis Velloso.

Downloads

Publicado

09-12-2015

Como Citar

Braz, N. C. S., & Lemos, J. R. (2015). "Herbário Escolar" como instrumento didático na aprendizagem sobre plantas em uma escola de ensino médio na cidade de Parnaíba, Piauí. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 3–14. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4486

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo