Implantação de um jardim didático em uma escola de ensino médio em Parnaíba, norte do Piauí

Autores

  • Ruanna Thaimires Brandao UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Therezinha de Jesus Carvalho Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Maria de Jesus Miranda Nunes UNIVESIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Ruceline Paiva Melo Lins UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Jesus Rodrigues Lemos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Palavras-chave:

Ferramenta didática. Ensino de Ciências. Jardim didático.

Resumo

Tendo em vista a atual dificuldade para ministrar o conteúdo de Botânica no ensino médio de forma que os alunos absorvam o satisfatoriamente, diversos autores recomendam que sejam utilizadas propostas didáticas diferenciadas como forma de aprendizado e fixação do conteúdo. Neste sentido, a implantação de um jardim didático, por exemplo, constitui-se como um importante recurso para despertar o interesse do aluno. Assim, foi desenvolvida, como proposta pedagógica, a implantação de um jardim didático com alunos de 2º ano de uma escola de ensino médio integral na cidade de Parnaíba, norte do Piauí, com o intuito de observar características morfológicas de diversas espécies do grupo das Angiospermas, atrelando desta maneira a teoria à prática. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos e, sobretudo, destacou-se a necessidade de uma escolha criteriosa da metodologia empregada nas aulas de Botânica.

Downloads

Biografia do Autor

Ruanna Thaimires Brandao, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Graduanda da Universidade Federal do Piauí-UFPI/CMRV

Therezinha de Jesus Carvalho Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Graduanda da Universidade Federal do Piauí-UFPI/CMRV

Maria de Jesus Miranda Nunes, UNIVESIDADE FEDERAL DO PIAUI

Graduanda da Universidade Federal do Piauí-UFPI/CMRV

Ruceline Paiva Melo Lins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Profª Dra. do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CMRV

Jesus Rodrigues Lemos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Prof. Dr. do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CMRV

Downloads

Publicado

09-12-2015

Como Citar

Brandao, R. T., Barros, T. de J. C., Nunes, M. de J. M., Lins, R. P. M., & Lemos, J. R. (2015). Implantação de um jardim didático em uma escola de ensino médio em Parnaíba, norte do Piauí. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 59–72. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4620

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo