<b>Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa<b>
Palavras-chave:
Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativaResumo
Nas últimas décadas, o fortalecimento da etnociência tem promovido o desenvolvimento da etnobiologia, ciência essa que tem caráter interdisciplinar, situada entre as ciências sociais e biológicas. Por seu caráter cultural, particularizado a contextos históricos de uma dada sociedade, a etnobiologia mostra-se como uma possível ferramenta de conexão do professor(a) com a comunidade em que ele(a) se insere, para, a partir do conhecimento etnobiológico coletado, contextualizar o conhecimento científico curricular. Nesse trabalho busca-se inicialmente fazer um breve apanhado da história e do atual arcabouço teórico da etnobiologia a fim de, num segundo momento, oferecer argumentos favoráveis ao uso dessa ciência, dita popular, para o ensino de ciências na educação básica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-04-2010
Como Citar
Costa, R. G. de A. (2010). <b>Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa<b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 162–172. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo