<b>Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa<b>

Autores/as

  • Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa

Palabras clave:

Etnobiologia. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa

Resumen

Nas últimas décadas, o fortalecimento da etnociência tem promovido o desenvolvimento da etnobiologia, ciência essa que tem caráter interdisciplinar, situada entre as ciências sociais e biológicas. Por seu caráter cultural, particularizado a contextos históricos de uma dada sociedade, a etnobiologia mostra-se como uma possível ferramenta de conexão do professor(a) com a comunidade em que ele(a) se insere, para, a partir do conhecimento etnobiológico coletado, contextualizar o conhecimento científico curricular. Nesse trabalho busca-se inicialmente fazer um breve apanhado da história e do atual arcabouço teórico da etnobiologia a fim de, num segundo momento, oferecer argumentos favoráveis ao uso dessa ciência, dita popular, para o ensino de ciências na educação básica.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa

É graduado em Ciências Biológicas pela URCAMP-Alegrete (2002) e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1996), com especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. É ainda mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2004).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2010-04-05

Cómo citar

Costa, R. G. de A. (2010). <b>Os saberes populares da etnociência no ensino das ciências naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa<b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 162–172. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1303

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

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