<b>Crítica sócio-ambiental na MPB: uma ferramenta de Educação Ambiental crítica para jovens</b>

Autores

  • Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa

Palavras-chave:

Educação Ambiental crítica. MPB. Crítica sócio-ambiental.

Resumo

Metodologias alternativas têm sido perseguidas pela educação que pretende ser sistêmica, complexa, crítica e emancipatória, pois os modelos tradicionais de aula mostram-se predominantemente reprodutivistas do conhecimento, confluindo para a tão indesejada “educação bancária”. Nesse trabalho faz-se uma abordagem sobre uma metodologia pouco usual no ensino formal: o uso de músicas da MPB de conteúdo crítico sócio-ambiental na educação ambiental de jovens. Essa metodologia apresenta como facilidades: a acessibilidade por não necessitar de capacitação do professor; a praticidade pelo uso de equipamentos usuais (som ou computador); a atração que desperta nos alunos; as facilidades da internet para aquisição de músicas e suas letras. Contudo, a contribuição da metodologia vai além do conteúdo assimilado e da atitude crítica trabalhada, pois contribui para a formação do ouvinte crítico, que vislumbre, em meio ao lixo cultural da indústria do entretenimento, músicas de valor cultural, tornando-se futuramente um cidadão não consumidor desse lixo cultural.

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Biografia do Autor

Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa

É graduado em Ciências Biológicas pela URCAMP-Alegrete (2002) e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1996), com especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. É ainda mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2004).

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

30-03-2010

Como Citar

Costa, R. G. de A. (2010). <b>Crítica sócio-ambiental na MPB: uma ferramenta de Educação Ambiental crítica para jovens</b>. Revista Didática Sistêmica, 7, 20–27. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1253

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo