AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA

Jucimar Silva dos Reis, Katiane Aparecida Almeida, Ozenilda Maria de Queiroz, Maria Cândida Gurgel

Resumo


Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem; Concepções pedagógicas; Professores.

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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