AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v21i1.8666Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Concepções pedagógicas, Professores.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar.Downloads
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Publicado
19-06-2020
Como Citar
Silva dos Reis, J., Aparecida Almeida, K., Maria de Queiroz, O., & Cândida Gurgel, M. (2020). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA. Revista Didática Sistêmica, 21(1), 8–23. https://doi.org/10.14295/rds.v21i1.8666
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo