AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA

Autores

  • Jucimar Silva dos Reis Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Katiane Aparecida Almeida
  • Ozenilda Maria de Queiroz
  • Maria Cândida Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v21i1.8666

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Concepções pedagógicas, Professores.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucimar Silva dos Reis, Universidade do Estado do Mato Grosso

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade Santo André (FASA). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

Katiane Aparecida Almeida

Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade Santo André (FASA). Licenciada em Matemática pela Faculdade Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED).

Ozenilda Maria de Queiroz

Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade Santo André (FASA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Maria Cândida Gurgel

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora da Rede Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC/RO).

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

Silva dos Reis, J., Aparecida Almeida, K., Maria de Queiroz, O., & Cândida Gurgel, M. (2020). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA. Revista Didática Sistêmica, 21(1), 8–23. https://doi.org/10.14295/rds.v21i1.8666

Edição

Seção

Artigos