EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Alexandre Barai Prefeitura Municipal de Araras
  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos, Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.12859

Resumo

Este estudo de revisão de literatura correlacionou a Educação Física Brasileira (EFB) e a teoria de Thomas Kuhn, buscando aproximações e possíveis caracterizações do pensar epistemológico kuhniano associado a EFB. Foi realizado buscas em diversas bases de dados educacionais. Foram encontrados apenas 8 artigos, destes, apenas 4 apresentaram o desenvolvimento das ideias de Kuhn associadas a EFB. A falta de uma unidade epistemológica da EFB pode ser um dos fatores que justifiquem a restrita literatura. No entanto, a EFB ao estar totalmente entrelaçada ao desenvolvimento das ciências biológicas pôde ser correlacionada sob diversos aspectos a teoria kuhniana. Embora os autores reconheçam a importância das ciências da natureza na história e consolidação da EFB. Eles apontaram a necessidade de fomentar estudos entre as ciências humanas e a EFB para que assim, possamos aproximar diferentes saberes e construir interligações que propiciem um desenvolvimento mais integrado da EFB.

Downloads

Biografia do Autor

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos, Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras.

Graduado em Física pela UNICAMP. Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em Indicadores e Estatísticas Educativas. Professor da Universidade Federal de São Carlos, Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras. Pesquisador do LANTEC/FE/UNICAMP, do ENCINE/UNESP e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da Natureza da UFSCar. Possui experiência docente no Ensino Superior, Pós Graduação, formação de professores, EAD, Ensino Técnico, Ensino Médio e Fundamental. Foi diretor de Instituição de Ensino Superior e tem experiência em planejamento e desenvolvimento de conteúdos educativos interativos.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Barai, A., & Vizconde Veraszto, E. (2022). EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Didática Sistêmica, 24(1), 157–167. https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.12859