EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Alexandre Barai Prefeitura Municipal de Araras
  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos, Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.12859

Resumo

Este estudo de revisão de literatura correlacionou a Educação Física Brasileira (EFB) e a teoria de Thomas Kuhn, buscando aproximações e possíveis caracterizações do pensar epistemológico kuhniano associado a EFB. Foi realizado buscas em diversas bases de dados educacionais. Foram encontrados apenas 8 artigos, destes, apenas 4 apresentaram o desenvolvimento das ideias de Kuhn associadas a EFB. A falta de uma unidade epistemológica da EFB pode ser um dos fatores que justifiquem a restrita literatura. No entanto, a EFB ao estar totalmente entrelaçada ao desenvolvimento das ciências biológicas pôde ser correlacionada sob diversos aspectos a teoria kuhniana. Embora os autores reconheçam a importância das ciências da natureza na história e consolidação da EFB. Eles apontaram a necessidade de fomentar estudos entre as ciências humanas e a EFB para que assim, possamos aproximar diferentes saberes e construir interligações que propiciem um desenvolvimento mais integrado da EFB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos, Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras.

Graduado em Física pela UNICAMP. Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em Indicadores e Estatísticas Educativas. Professor da Universidade Federal de São Carlos, Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras. Pesquisador do LANTEC/FE/UNICAMP, do ENCINE/UNESP e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da Natureza da UFSCar. Possui experiência docente no Ensino Superior, Pós Graduação, formação de professores, EAD, Ensino Técnico, Ensino Médio e Fundamental. Foi diretor de Instituição de Ensino Superior e tem experiência em planejamento e desenvolvimento de conteúdos educativos interativos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Barai, A., & Vizconde Veraszto, E. (2022). EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Didática Sistêmica, 24(1), 157–167. https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.12859

Edição

Seção

Artigos