GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.

Autores

  • Fernanda Jardim VIEIRA SEDUC/MT UNEMAT
  • Edna Maria Assêncio WILL SEMED - Secretaria municipal de educação de Vilhena/RO.
  • Lamartine Christian de LIMA SEMED - Secretaria municipal de educação de Vilhena/RO.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.8721

Palavras-chave:

Escola, Gestão Democrática, Gestão Participativa.

Resumo

A gestão democrática e participativa foi o objeto de análise deste trabalho, no qual visamos estudar os processos democráticos que norteiam e regem a gestão de escolas públicas no Brasil. Considerando o princípio da gestão democrática instituído na legislação vigente como ponto de partida de nosso estudo, fundamentamos este trabalho nas ideias de diferentes estudiosos da área que entendem a gestão democrática como algo imprescindível para a melhoria no ensino público. Analisando o conceito e os fundamentos da gestão escolar democrática, procuramos através deste artigo construir entendimentos e saberes que auxiliem a comunidade escolar a enfrentar as barreiras que entravam a implantação e efetivação da democratização nos espaços escolares, além de abordar os principais fundamentos legais para a implantação da gestão escolar democráticas nas escolas. Mesmo a gestão democrática e participativa estando em fase de implantação, pudemos evidenciar a partir desse estudo que esse modelo de gestão não só abre espaço para a iniciativa, como cobra isso da equipe escolar, alunos e pais. A gestão democrática e participativa tem como cerne envolver toda a equipe escolar e a comunidade na construção de uma proposta coletiva com projetos e ações a serem desenvolvidos, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Ele envolve a comunidade, abre espaço pra novas ideias e incentiva o educando a se tornar um ser crítico e pensante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Jardim VIEIRA, SEDUC/MT UNEMAT

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Licenciada em História (Centro Universitário Claretiano); Especialista em gestão, orientação educacional e supervisão escolar; Especialista em Metodologia e didática do ensino superior (Instituto e Consultoria Educacional de Vilhena ICEV). Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

Edna Maria Assêncio WILL, SEMED - Secretaria municipal de educação de Vilhena/RO.

Licenciada em Letras/Habilitação em Língua Inglesa pela FAEC – Colorado do Oeste/RO; Especialista em Linguística aplicada em Língua Portuguesa. Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE. Especialista em gestão, orientação educacional e supervisão escolar (Instituto e Consultoria Educacional de Vilhena – ICEV). Professora da Rede municipal de educação de Vilhena/RO – SEMED.

Lamartine Christian de LIMA, SEMED - Secretaria municipal de educação de Vilhena/RO.

Licenciado em Ciências (FABEJA – Belo Jardim/PE). Especialista em gestão, orientação educacional e supervisão escolar (Instituto e Consultoria Educacional de Vilhena ICEV). Professor da Rede municipal de educação de Vilhena/RO (SEMED).

Downloads

Publicado

07-08-2020

Como Citar

VIEIRA, F. J., WILL, E. M. A., & de LIMA, L. C. (2020). GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS. Revista Didática Sistêmica, 21(2), 83–94. https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.8721

Edição

Seção

Artigos