GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.

Fernanda Jardim VIEIRA, Edna Maria Assêncio WILL, Lamartine Christian de LIMA

Resumo


A gestão democrática e participativa foi o objeto de análise deste trabalho, no qual visamos estudar os processos democráticos que norteiam e regem a gestão de escolas públicas no Brasil. Considerando o princípio da gestão democrática instituído na legislação vigente como ponto de partida de nosso estudo, fundamentamos este trabalho nas ideias de diferentes estudiosos da área que entendem a gestão democrática como algo imprescindível para a melhoria no ensino público. Analisando o conceito e os fundamentos da gestão escolar democrática, procuramos através deste artigo construir entendimentos e saberes que auxiliem a comunidade escolar a enfrentar as barreiras que entravam a implantação e efetivação da democratização nos espaços escolares, além de abordar os principais fundamentos legais para a implantação da gestão escolar democráticas nas escolas. Mesmo a gestão democrática e participativa estando em fase de implantação, pudemos evidenciar a partir desse estudo que esse modelo de gestão não só abre espaço para a iniciativa, como cobra isso da equipe escolar, alunos e pais. A gestão democrática e participativa tem como cerne envolver toda a equipe escolar e a comunidade na construção de uma proposta coletiva com projetos e ações a serem desenvolvidos, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Ele envolve a comunidade, abre espaço pra novas ideias e incentiva o educando a se tornar um ser crítico e pensante.

Palavras-chave


Escola; Gestão Democrática; Gestão Participativa.

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DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.8721

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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