Formación de Árbitros en Rio Grande do Sul (1960-1980)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/rdsis.v27i2.19030

Resumen

El primer curso de formación para árbitros de fútbol que actuaran en partidos oficiales en Rio Grande do Sul fue promovido por la Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) en 1958. El objetivo del estudio es comprender el proceso de formación de árbitros de fútbol llevado a cabo por la FRGD, centrándose en aquellos que actuaron entre los años 1960 y 1980. Para ello, se realizaron entrevistas con árbitros de fútbol y se consultaron otras fuentes. La interpretación de la información obtenida estuvo guiada por los supuestos teórico-metodológicos de la Historia Cultural. Los resultados indicaron que los árbitros de fútbol se acercaron al arbitraje a través de experiencias previas en el deporte, como en el fútbol amateur y en las categorías juveniles. La participación en los cursos de arbitraje brindó a los árbitros, que tenían otras profesiones, la oportunidad de actuar paralelamente en otro ámbito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joseph Ribeiro Lopes, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Linha de pesquisa: Cultura e Educação: Representações Sociais do Movimento Humano (PPGCMH/ESEFID/UFRGS). Formado em Licenciatura pela Universidade La Salle - Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Observatório do Esporte Paralímpico (PARALYMPIACOS) e do Centro de Memória do Esporte (CEME). Ênfase principal nos seguintes temas: História do Esporte e da Educação Física, Futebol, Arbitragem de Futebol e Futebol de 5. Árbitro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Bruno Peradotto Lamb, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID)

Bacharelado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) com especialização em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching (2021) e em Futebol: Ciência do Movimento, Metodologia e Alto Rendimento (2022), ambas pela mesma universidade. É aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES de Mestrado e aluno do curso de Bacharelado em Educação Física na mesma instituição. Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OEPES) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janice Zarpellon Mazo, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OPES) da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: História do Esporte, da Educação Física e do Lazer/Recreação Pública; acervos esportivos, estudos históricos e socioculturais sobre paradesporto e esportes surdos.

Publicado

2026-01-05

Cómo citar

Ribeiro Lopes, J., Peradotto Lamb, B., & Zarpellon Mazo, J. (2026). Formación de Árbitros en Rio Grande do Sul (1960-1980). Revista Didática Sistêmica, 27(2), 62–81. https://doi.org/10.63595/rdsis.v27i2.19030

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo