<b>Uma abordagem historiográfica sobre a participação das mulheres nas associações de remo em Porto Alegre</b>

Autores

  • Carolina Fernandes da Silva
  • Ester Liberato Pereira
  • Janice Zarpellon Mazo

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1632

Palavras-chave:

História. Esporte. Remo. Mulheres.

Resumo

O estudo objetiva identificar como as mulheres participaram das associações de remo de Porto Alegre na transição do século XIX para o século XX. Foi realizada uma coleta de informações em fontes históricas, como: álbuns comemorativos e esportivos e revista. Percebeu-se desigualdade entre o significado da reprodução dos papéis masculinos e femininos, cada qual cumprindo distintas funções. A prática do remo era para homens selecionados, mas desaconselhada às mulheres, as quais atuavam nos bastidores e ficavam relegadas a uma opacidade que começa a ser alterada à medida que conquistaram maior visibilidade nos esportes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes da Silva

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Cências do Moviemnto Humano com bolsa CAPES. Especialista em Cinesiologia pela EsEF/ UFRGS. Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade da Região da Campanha (2002). Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em história do Esporte. Membro integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte- NEHME- EsEF/UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: remo, associação esportiva, identidade nacional e história do esporte.

Ester Liberato Pereira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura plena em Educação Física pela ESEF/UFRGS. Intercâmbios com bolsa na Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto (UP) (Portugal) e na Facultad de Educación Física (FACDEF) da Universidad Nacional de Tucumán (UNT) (Argentina) durante a graduação. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Atualmente, é integrante da equipe de Equoterapia do Centro de Equoterapia Cavalo Amigo. É membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS, atuando principalmente no tema das práticas esportivas equestres.

Janice Zarpellon Mazo

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol; Especialização em Pesquisa Curricular em Educação Física; Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e no Programa de Educação Tutorial da ESEF/UFRGS. Realiza pesquisas em história do esporte e da educação física no Rio Grande do Sul, além de trabalhos no âmbito dos estudos olímpicos.

Downloads

Publicado

2011-04-11

Como Citar

Fernandes da Silva, C., Liberato Pereira, E., & Zarpellon Mazo, J. (2011). &lt;b&gt;Uma abordagem historiográfica sobre a participação das mulheres nas associações de remo em Porto Alegre&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 12, 95–109. https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1632

Edição

Seção

Artigos