LAZER, ESPORTE E AS MULHERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16889

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo compreender o esporte como possibilidade de lazer para as mulheres, tanto no cenário atual quanto como proposição para sua prática. Para isso, lança mão da revisão bibliográfica utilizando-se de estudos que venham a contribuir com as reflexões e respostas pretendidas, à luz do materialismo histórico-dialético. O lazer é fenômeno moderno que se aproxima das atividades relacionadas à formação humana, como a cultura corporal e o esporte. O esporte, instituição moderna que acompanha o modo de produção capitalista, tem como modelo e referência padrões masculinos de movimento e rendimento e apresenta-se distintamente para homens e mulheres na sociedade atual. O artigo conclui que o esporte, historicamente e atualmente, não é alcançado como prática de lazer pelas mulheres. Para tanto, faz-se necessária a transformação do esporte reificado na sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Signorelli Miguel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação (2022) e Mestra em Educação Física (2015), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Educação Física pela UNICAMP. Professora do Departamento de Corpo e Movimento Humano (DCMH), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos. Atualmente está como coordenadora do curso de Educação Física (UEMG-Passos). Foi professora de Educação Física na Educação Básica Pública por 10 anos. Atua principalmente nos seguintes temas: escola, educação física escolar, esporte, políticas educacionais, políticas públicas de esporte e lazer e megaeventos esportivos.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Signorelli Miguel, R. (2024). LAZER, ESPORTE E AS MULHERES. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 75–85. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16889

Edição

Seção

Dossiê