DIALOGANDO COM OS CONCEITOS LUTAS, ARTES MARCIAIS, ESPORTES DE COMBATE (E DEMAIS VARIAÇÕES) NA PERSPECTIVA DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14855

Resumo

A BNCC foi promulgada no intuito de garantir aos estudantes de todo o país o direito de aprender de forma igualitária os mesmos conteúdos, dentre vários, as Lutas e os esportes de combate. No entanto, a unidade temática Lutas apresenta dificuldades para se consolidar como um conteúdo da educação física escolar, devido à compreensão conceitual e metodológica de tais práticas. Este artigo visa aprofundar o debate conceitual sobre os termos lutas, artes marciais, esportes de combate, defesa pessoal, confronto intermodalidades, luta performática e briga. Após mapear as produções científicas que abordavam os conceitos na plataforma SciELO, realizou-se um grupo focal com especialistas. Verificou-se a necessidade de compreensão e exemplificação de cada um desses conceitos, analisando o contexto sócio-histórico-político envolvido, pois ao longo dos anos as lutas foram se ressignificando, possibilitando novas abordagens, enriquecendo o debate crítico sobre a violência, exercitando o senso de justiça, o diálogo e a alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Lopes Júnior, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação Física  pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2020). Professor da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Andre Mendes Capraro , Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), graduação em História pelo Uninter (2021), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca' Foscari di Venezia (2012-2013). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Também é professor permanente do programa de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em Educação Física; parecerista de revistas científicas nas áreas de Educação Física, História e Ciências Humanas; integrante do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (parceria entre Ministério da Cidadania e UFPR); avaliador institucional e de cursos de graduação (INEP); e membro da International Sociology of Sport Association (ISSA) e da Società Italiana di Storia dello Sport (SISS). Tem experiência na área de Educação Física e História, com ênfase na confluência entre Humanidades e esporte. Pesquisa atualmente os seguintes temas: literatura esportiva, história das lutas, artes marciais e esportes de combate (com ênfase no Mixed Martial Arts - MMA), história do futebol, o conceito de esporte, memória esportiva (História Oral) e a turismo esportivo. 

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

Júnior, I. L., & Mendes Capraro , A. (2024). DIALOGANDO COM OS CONCEITOS LUTAS, ARTES MARCIAIS, ESPORTES DE COMBATE (E DEMAIS VARIAÇÕES) NA PERSPECTIVA DA BNCC. Revista Didática Sistêmica, 25(1), 99–111. https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14855