ANTIRRACISMO E ANTICAPACITISMO: REFLEXÕES NO MEIO ESPORTIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15351

Resumo

Este artigo busca apresentar reflexões acerca do movimento antirracista e anticapacitista para o meio esportivo. Atualmente, a discussão da temática racial e da pessoa com deficiência vem ganhando maior visibilidade e representatividade. Contudo, ainda é preciso romper com o silenciamento e apagamento dessas discussões em determinados espaços, inclusive, no âmbito acadêmico, suscitando estratégias urgentes de enfrentamento para lidar com o racismo e o capacitismo. Metodologicamente, optou-se pela análise temática de conteúdo. A pesquisa aponta que os movimentos sociais antirracistas e anticapacitistas são necessários e potentes para a proposição do diálogo, do tensionamento e de políticas públicas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Paré Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda em Ciências do Movimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OSPES) da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa NEHME - Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física.

 

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

Paré Costa, L., & Zarpellon Mazo, J. (2024). ANTIRRACISMO E ANTICAPACITISMO: REFLEXÕES NO MEIO ESPORTIVO. Revista Didática Sistêmica, 25(2), 105–118. https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15351