FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL NO RIO GRANDE DO SUL (1960-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/rdsis.v27i2.19030

Resumo

O primeiro curso de formação para árbitros de futebol atuarem em jogos oficiais no Rio Grande do Sul foi promovido pela Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) no ano de 1958. O objetivo do estudo é compreender o processo de formação de árbitros de futebol pela FRGD, que atuaram entre os anos de 1960 e 1980. Para tanto, foram realizadas entrevistas com árbitros de futebol e acessadas outras fontes. A interpretação das informações obtidas foi guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural. Os resultados apontaram que os árbitros de futebol se aproximaram da atividade de arbitragem através de alguma prática já experenciada no esporte como no futebol amador e nas categorias de base. A participação nos cursos de arbitragem oportunizou aos árbitros, que tinham outras profissões, atuarem paralelamente em outro campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseph Ribeiro Lopes, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Linha de pesquisa: Cultura e Educação: Representações Sociais do Movimento Humano (PPGCMH/ESEFID/UFRGS). Formado em Licenciatura pela Universidade La Salle - Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Observatório do Esporte Paralímpico (PARALYMPIACOS) e do Centro de Memória do Esporte (CEME). Ênfase principal nos seguintes temas: História do Esporte e da Educação Física, Futebol, Arbitragem de Futebol e Futebol de 5. Árbitro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Bruno Peradotto Lamb, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID)

Bacharelado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) com especialização em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching (2021) e em Futebol: Ciência do Movimento, Metodologia e Alto Rendimento (2022), ambas pela mesma universidade. É aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES de Mestrado e aluno do curso de Bacharelado em Educação Física na mesma instituição. Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OEPES) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janice Zarpellon Mazo, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OPES) da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: História do Esporte, da Educação Física e do Lazer/Recreação Pública; acervos esportivos, estudos históricos e socioculturais sobre paradesporto e esportes surdos.

Downloads

Publicado

05-01-2026

Como Citar

Ribeiro Lopes, J., Peradotto Lamb, B., & Zarpellon Mazo, J. (2026). FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL NO RIO GRANDE DO SUL (1960-1980). Revista Didática Sistêmica, 27(2), 62–81. https://doi.org/10.63595/rdsis.v27i2.19030

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo