<b>As concepções de gestão escolar de professores de educação física</b>

Autores

  • Ana Paula da Rosa Cristino
  • Andressa Aita Ivo
  • Franciele Roos da Silva Ilha
  • Hugo Norberto Krug

Palavras-chave:

Concepções de gestão escolar. Professores. Educação Física.

Resumo

A gestão escolar representa uma dimensão importantíssima na Educação, uma vez que por meio dela, observa-se a escola e seu contexto globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente (LÜCK, 2002). Nesse sentido, o objetivo do estudo é conhecer as concepções de gestão escolar dos professores de Educação Física de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). A justificativa reside na importância de se saber como a gestão escolar é entendida pelos professores de Educação Física, já que esta é uma tarefa de todos os integrantes do processo educativo num determinado contexto. Utilizou-se a abordagem qualitativa e como corrente do pensamento a fenomenologia. Para a coleta das informações foi significativo usar a pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. Os participantes foram quatro professores de Educação Física de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). Os mesmos demonstraram compreender o sentido amplo que enfoca a gestão escolar, ainda que, em alguns momentos demonstram estar vinculados a processos centralizados de atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Rosa Cristino

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura (1994), especialização em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano (1998) e em Gestão Educacional (2009) e mestrado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Andressa Aita Ivo

Graduada em Educação Física - Licenciatura pela UFSM (2007), especialista em Gestão Educacional e especialista em Educação Física Escolar pela UFSM (2008) e mestranda em Educação pela UFPEL (2008). Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Franciele Roos da Silva Ilha

Graduada em Educação Fisica na UFSM; Especialista em Educação Física Escolar/CEFD/UFSM e em Gestão Educacional/CE//UFSM; Mestranda em Educação/PPGE/CE/UFSM. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Hugo Norberto Krug

Possui Licenciatura em Educação Física pela UFPel (1982), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (1996), Doutorado em Educação pela UFSM/UNICAMP (2001) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2004). Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

25-03-2010

Como Citar

Cristino, A. P. da R., Ivo, A. A., Ilha, F. R. da S., & Krug, H. N. (2010). <b>As concepções de gestão escolar de professores de educação física</b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 129–140. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1207

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo