<b>Relações educacionais alicerçadas na gestão democrática: investigando conceitos

Autores/as

  • Oséias Santos Oliveira

Palabras clave:

Democracia, Participação, Maioridade, Autonomia, Emancipação, Escola pública

Resumen

Este trabalho investiga os conceitos que dão base à gestão democrática da escola pública. Através da análise bibliográfica, de caráter qualitativo, apresentam-se discussões de alguns teóricos sobre democracia, participação, maioridade, autonomia e emancipação, que, num contexto favorável propiciarão um espaço escolar reflexivo e a construção do sujeito crítico, capaz de perceber suas necessidades e avançar na reelaboração/reconstrução de sua realidade. As discussões apontam para um crescente interesse da escola e dos sujeitos que a compõe, no sentido de compreenderem seus papéis e de assumirem uma postura de enfrentamento a todo tipo de entrave que se oponha ao exercício democrático.

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Biografía del autor/a

Oséias Santos Oliveira

Doutorando em Educação, pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Professor da Rede Pública Municipal de Santa Rosa - RS.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2010-05-25

Cómo citar

Oliveira, O. S. (2010). <b>Relações educacionais alicerçadas na gestão democrática: investigando conceitos. Revista Didática Sistêmica, 10(1), 55–70. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1393

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

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