Relações educacionais alicerçadas na gestão democrática: investigando conceitos

Oséias Santos Oliveira

Resumo


Este trabalho investiga os conceitos que dão base à gestão democrática da escola pública. Através da análise bibliográfica, de caráter qualitativo, apresentam-se discussões de alguns teóricos sobre democracia, participação, maioridade, autonomia e emancipação, que, num contexto favorável propiciarão um espaço escolar reflexivo e a construção do sujeito crítico, capaz de perceber suas necessidades e avançar na reelaboração/reconstrução de sua realidade. As discussões apontam para um crescente interesse da escola e dos sujeitos que a compõe, no sentido de compreenderem seus papéis e de assumirem uma postura de enfrentamento a todo tipo de entrave que se oponha ao exercício democrático.

Palavras-chave


Democracia; Participação; Maioridade; Autonomia; Emancipação; Escola pública

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br