A BUSCA POR UMA AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Natacha da Silva Tavares, Denise Grosso da Fonseca

Resumo


Este texto é um relato de experiência reflexivo sobre uma proposta desenvolvida com uma turma de Ensino Médio, no segundo semestre de 2014, em uma escola pública estadual em Porto Alegre, RS. O texto tem como foco a avaliação emancipatória em meio ao processo de implementação da Proposta Pedagógica Politécnica no estado. Diferentes instrumentos avaliativos foram utilizados a fim de obter o maior número de informações possíveis sobre o processo de ensino-aprendizagem, bem como valorizar a autonomia e protagonismo dos estudantes. As reflexões indicam que o desenvolvimento de uma avaliação que promova a participação reflexiva do aluno pode se constituir num processo emancipatório.

Palavras-chave


Avaliação emancipatória; Educação Física escolar; Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br