Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática

Autores

  • Thiago Araújo da Silveira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE. Recife/PE, Brasil

Palavras-chave:

Didática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo

Esta pesquisa analisa os aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de ciências. Para isso, utiliza a Teoria da Instrumentação de Rabardel, bem como os escritos de Bartolomé e Almenara sobre o uso didático dos vídeos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de ciências e dois de matemática de escolas públicas e privadas em diferentes níveis de ensino e períodos de atuação profissional, e analisados pelo seu conteúdo. Verificou-se que os professores em sua maioria utilizam o recurso em sua prática, ao mesmo tempo que eles conseguem compreender a mediação realizada pelos vídeos didáticos na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber.

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Biografia do Autor

Thiago Araújo da Silveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE. Recife/PE, Brasil

Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Serra Talhada. Doutorando no Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Silveira, T. A. da. (2016). Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 3–16. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo