Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto

Autores

  • Mariangela C. S. Costa Universidade Federal de Goiás
  • Nyuara A. S. Mesquita Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientifico

Resumo

O livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela C. S. Costa, Universidade Federal de Goiás

Graduanda do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Goiás.

Nyuara A. S. Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Licenciada, mestre e doutora em Química . Professora efetiva do Instituto de Química da UFG desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Como Citar

Costa, M. C. S., & Mesquita, N. A. S. (2016). Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 15–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800

Edição

Seção

Artigos