<b>Vantagens e desvantagens das técnicas de preparação de materiais didáticos para as aulas práticas de morfologia</b>

Autores

  • Rayana Kallyne Arruda da Silva
  • Cleopatra Maria do Ó
  • Vitor Caiaffo Brito
  • Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira
  • Érika Maria Asevedo Costa
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura

Palavras-chave:

Ensino, aprendizagem, conservação, anatomia.

Resumo

As aulas práticas ajudam no processo de interação e desenvolvimento de conceitos científicos, permitindo que estudantes aprendam abordar objetivamente seu mundo e desenvolver soluções para problemas complexos. Isto é realizado através da participação de alunos em atividades educativas de ensino como estratégia motivadora. A utilização de técnicas e de peças anatômicas adequa-se à estratégia motivadora para a construção do conhecimento. Existem diversas técnicas de conservação de peças anatômicas como glicerinização, maceração, diafanização, plastinação, angiotécnica, neurotécnica e técnicas de modelagem . Esse trabalho visa auxiliar a escolha da técnica de conservação utilizada, exibindo vantagens e desvantagens para serem utilizadas em laboratório.

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Biografia do Autor

Rayana Kallyne Arruda da Silva

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Cleopatra Maria do Ó

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Vitor Caiaffo Brito

Professor Assistente da área de Anatomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira

Professora Assistente de Fisioterapia da Associação Caruaruense de Ensino Superior

Érika Maria Asevedo Costa

Professora Titular da Disciplina de Comunicação e Expressão da Faculdade maurício de Nassau

Geraldo Jorge Barbosa de Moura

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Biologia, Área de Zoologia, Lab. de Herpetologia e Paleoherpetologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRPE

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Publicado

29-12-2011

Como Citar

Silva, R. K. A. da, Maria do Ó, C., Brito, V. C., Oliveira, B. D. R. de, Costa, Érika M. A., & Moura, G. J. B. de. (2011). <b>Vantagens e desvantagens das técnicas de preparação de materiais didáticos para as aulas práticas de morfologia</b>. Revista Didática Sistêmica, 13(2), 24–41. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2237

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo