Vantagens e desvantagens das técnicas de preparação de materiais didáticos para as aulas práticas de morfologia

Rayana Kallyne Arruda da Silva, Cleopatra Maria do Ó, Vitor Caiaffo Brito, Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira, Érika Maria Asevedo Costa, Geraldo Jorge Barbosa de Moura

Resumo


As aulas práticas ajudam no processo de interação e desenvolvimento de conceitos científicos, permitindo que estudantes aprendam abordar objetivamente seu mundo e desenvolver soluções para problemas complexos. Isto é realizado através da participação de alunos em atividades educativas de ensino como estratégia motivadora. A utilização de técnicas e de peças anatômicas adequa-se à estratégia motivadora para a construção do conhecimento. Existem diversas técnicas de conservação de peças anatômicas como glicerinização, maceração, diafanização, plastinação, angiotécnica, neurotécnica e técnicas de modelagem . Esse trabalho visa auxiliar a escolha da técnica de conservação utilizada, exibindo vantagens e desvantagens para serem utilizadas em laboratório.

Palavras-chave


Ensino, aprendizagem, conservação, anatomia.

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br