<b>Análise dos obstáculos epistemológicos no ensino de Química a partir das respostas dos vestibulandos: em foco as propriedades periódicas</b>

Autores

  • Carla Godoy UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-INSTITUTO DE QUÍMICA/BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
  • Nyuara A. S. Mesquita UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-INSTITUTO DE QUÍMICA/PROFESSORA ADJUNTA

Palavras-chave:

Livro Didático. Vestibular. Obstáculos Epistemológicos.

Resumo

O presente trabalho discute a relação existente entre o conteúdo de propriedades periódicas dos elementos químicos presente nos livros didáticos e como os alunos do Ensino Médio se apropriam destes conhecimentos trabalhados na sala de aula. Para isso foram realizadas análises dos seis livros didáticos aprovados no PNLEM 2007 e das respostas dos vestibulandos na segunda fase do processo seletivo 2011/1 da Universidade Federal de Goiás. Em relação a análise das respostas à pergunta do vestibular pode-se observar que grande parte dos alunos utilizam do recurso de memorização ao invés de relacionar os conceitos químicos, infere-se que isso pode ser o reflexo da estrutura de como o conteúdo em questão foi apresentado no livro didático e também como o professor prioriza os conceitos químicos. Desta forma, pode-se perceber que o processo de simplificação conceitual acaba por gerar um comprometimento do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Godoy, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-INSTITUTO DE QUÍMICA/BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Licencianda do curso de Química da Universidade Federal de Goiás, bolsista de inciação científica desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Química.

Nyuara A. S. Mesquita, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-INSTITUTO DE QUÍMICA/PROFESSORA ADJUNTA

Licenciada, mestre e doutora em Química . Professora efetiva do Instituto de Química da UFG, desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2013-02-04

Como Citar

Godoy, C., & Mesquita, N. A. S. (2013). &lt;b&gt;Análise dos obstáculos epistemológicos no ensino de Química a partir das respostas dos vestibulandos: em foco as propriedades periódicas&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 95–110. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2981

Edição

Seção

Artigos