<b>Análise dos obstáculos epistemológicos no ensino de Química a partir das respostas dos vestibulandos: em foco as propriedades periódicas</b>
Keywords:
Livro Didático. Vestibular. Obstáculos Epistemológicos.Abstract
O presente trabalho discute a relação existente entre o conteúdo de propriedades periódicas dos elementos químicos presente nos livros didáticos e como os alunos do Ensino Médio se apropriam destes conhecimentos trabalhados na sala de aula. Para isso foram realizadas análises dos seis livros didáticos aprovados no PNLEM 2007 e das respostas dos vestibulandos na segunda fase do processo seletivo 2011/1 da Universidade Federal de Goiás. Em relação a análise das respostas à pergunta do vestibular pode-se observar que grande parte dos alunos utilizam do recurso de memorização ao invés de relacionar os conceitos químicos, infere-se que isso pode ser o reflexo da estrutura de como o conteúdo em questão foi apresentado no livro didático e também como o professor prioriza os conceitos químicos. Desta forma, pode-se perceber que o processo de simplificação conceitual acaba por gerar um comprometimento do conhecimento científico.Downloads
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Published
2013-02-04
How to Cite
Godoy, C., & Mesquita, N. A. S. (2013). <b>Análise dos obstáculos epistemológicos no ensino de Química a partir das respostas dos vestibulandos: em foco as propriedades periódicas</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 95–110. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2981
Issue
Section
Artigos de Fluxo Contínuo