Contrato didático e suas implicações na sala de aula:uma experiência vivenciada durante o processo de ensino de matemática

Autores

  • Wanderley Pivatto Universidade Regional de Blumenau, SC
  • Elcio Schuhmacher

Palavras-chave:

Contrato didático. ensino de Matemática. relação didática.

Resumo

A relação professor-aluno está subordinada a muitas regras e convenções que funcionam como se fossem cláusulas de um contrato. Essas regras, tácitas ou explícitas, revelam principalmente quando há uma transgressão das mesmas. O conjunto de cláusulas que estabelecem as bases das relações que professores e alunos mantêm com o saber, constitui o chamado Contrato Didático. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma en-trevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os re-sultados apontaram que para o surgimento do contrato didático, é necessário que discentes e docentes participem efetivamente nesse processo de construção de regras que nortearão os tra-balhos em sala de aula

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Biografia do Autor

Wanderley Pivatto, Universidade Regional de Blumenau, SC

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Professor da Faculdade Avantis de Ensino (Balneário Camboríu)

Elcio Schuhmacher

Doutor em Química pela UFSC, SC.

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Publicado

21-02-2014

Como Citar

Pivatto, W., & Schuhmacher, E. (2014). Contrato didático e suas implicações na sala de aula:uma experiência vivenciada durante o processo de ensino de matemática. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 113–124. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3864

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo