DISTORÇÕES METODOLÓGICAS E HISTÓRICAS NO ENSINO DO SISTEMA NUMÉRICO HINDUARÁBICO.
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.7763Palavras-chave:
Educação Matemática. História da Matemática. Lógico e HistóricoResumo
Utilizando-se como referencial teórico a relação dialética entre o lógico e o histórico, no âmbito da teoria marxista de conhecimento, este trabalho aponta distorções metodológicas associadas a distorções históricas, de situações de ensino, na compreensão da gênese do sistema hinduarábico e dos algoritmos das quatro operações aritméticas: a utilização de ábacos com hastes ou miçangas coloridas; a utilização de mais de um ábaco na execução das operações aritméticas e, finalmente, a utilização de algoritmos operatórias expressando cálculos de povos que não utilizavam de tais algoritmos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-12-2018
Como Citar
Giardinetto, J. R. B. G. (2018). DISTORÇÕES METODOLÓGICAS E HISTÓRICAS NO ENSINO DO SISTEMA NUMÉRICO HINDUARÁBICO. Revista Didática Sistêmica, 20(1), 31–47. https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.7763
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo