DISTORÇÕES METODOLÓGICAS E HISTÓRICAS NO ENSINO DO SISTEMA NUMÉRICO HINDUARÁBICO.

Jose Roberto Boettger Giardinetto Giardinetto

Resumo


Utilizando-se como referencial teórico a relação dialética entre o lógico e o histórico, no âmbito da teoria marxista de conhecimento, este trabalho aponta distorções metodológicas associadas a distorções históricas, de situações de ensino, na compreensão da gênese do sistema hinduarábico e dos algoritmos das quatro operações aritméticas: a utilização de ábacos com hastes ou miçangas coloridas; a utilização de mais de um ábaco na execução das operações aritméticas e, finalmente, a utilização de algoritmos operatórias expressando cálculos de povos que não utilizavam de tais algoritmos.

Palavras-chave


Educação Matemática. História da Matemática. Lógico e Histórico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.7763

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br