Contrato didático e suas implicações na sala de aula:uma experiência vivenciada durante o processo de ensino de matemática

Autores/as

  • Wanderley Pivatto Universidade Regional de Blumenau, SC
  • Elcio Schuhmacher

Palabras clave:

Contrato didático. ensino de Matemática. relação didática.

Resumen

A relação professor-aluno está subordinada a muitas regras e convenções que funcionam como se fossem cláusulas de um contrato. Essas regras, tácitas ou explícitas, revelam principalmente quando há uma transgressão das mesmas. O conjunto de cláusulas que estabelecem as bases das relações que professores e alunos mantêm com o saber, constitui o chamado Contrato Didático. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma en-trevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os re-sultados apontaram que para o surgimento do contrato didático, é necessário que discentes e docentes participem efetivamente nesse processo de construção de regras que nortearão os tra-balhos em sala de aula

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanderley Pivatto, Universidade Regional de Blumenau, SC

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Professor da Faculdade Avantis de Ensino (Balneário Camboríu)

Elcio Schuhmacher

Doutor em Química pela UFSC, SC.

Publicado

2014-02-21

Cómo citar

Pivatto, W., & Schuhmacher, E. (2014). Contrato didático e suas implicações na sala de aula:uma experiência vivenciada durante o processo de ensino de matemática. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 113–124. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3864

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.