OS EFEITOS NA APTIDÃO FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA UNIDADE DIDÁTICA

Autores

  • FABIANA RITTER ANTUNES Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Diego Colpo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SUL - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v19i1.6683

Palavras-chave:

Aptidão Física, Educação Física Escolar, Ensino Médio

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar os efeitos na aptidão física de alunos do ensino médio a partir da aplicação de uma unidade didática. Este estudo foi realizado com escolares de uma escola da região Centro-Oeste do estado do Rio Grande do Sul, que foram avaliados pelos testes do Projeto Esporte Brasil 2015 (PROESP). A amostra foi com um grupo de quinze alunos do ensino médio com idade entre 15 e 17 anos. Os procedimentos para a execução dos testes seguiram as orientações do PROESP 2015, sendo realizados os testes de Agilidade, Flexibilidade, Força de Membros Superiores, Inferiores e abdominais, Resistência Geral, Velocidade de Deslocamento. Os testes foram aplicados antes e após a aplicação de uma Unidade Didática com o tema capacidades física. Ao término do estudo percebesse uma melhora significativa na aptidão física dos alunos participantes da pesquisa.

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Biografia do Autor

FABIANA RITTER ANTUNES, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Departamento de Humanidades e Educação

Diego Colpo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SUL - UNIJUI

Licenciado em Educação Física.

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

ANTUNES, F. R., & Colpo, D. (2017). OS EFEITOS NA APTIDÃO FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA UNIDADE DIDÁTICA. Revista Didática Sistêmica, 19(1), 3–16. https://doi.org/10.14295/rds.v19i1.6683

Edição

Seção

Artigos