CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA POR MEIO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
Resumo
Dentre as temáticas que fazem parte da cultura corporal temos as Práticas Corporais de Aventura (PCA). Elas ocorrerem em diferentes locais, e é necessário pensarmos em ações quanto à preservação do meio ambiente ao abordarmos a temática. Neste sentido, o estudo tem como objetivo apresentar debates realizados, durante uma sequência didática, a fim de questionar as explorações geradas no sistema capitalista, em busca da consciência socioambiental dos(das) estudantes nas aulas de Educação Física, embasadas na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) com a temática PCA na natureza. A pesquisa foi realizada com uma turma da terceira série do Ensino Médio regular, em seis aulas duplas, com 26 estudantes. Para constituição de dados foram utilizados o diário de campo e a construção do grupo de foco. Notamos que as pedagogias críticas, no contexto da Educação Física Escolar, se revelam como possibilidade para a constituição da consciência socioambiental.