CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA POR MEIO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

Autores

Resumo

Dentre as temáticas que fazem parte da cultura corporal temos as Práticas Corporais de Aventura (PCA). Elas ocorrerem em diferentes locais, e é necessário pensarmos em ações quanto à preservação do meio ambiente ao abordarmos a temática. Neste sentido, o estudo tem como objetivo apresentar debates realizados, durante uma sequência didática, a fim de questionar as explorações geradas no sistema capitalista, em busca da consciência socioambiental dos(das) estudantes nas aulas de Educação Física, embasadas na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) com a temática PCA na natureza. A pesquisa foi realizada com uma turma da terceira série do Ensino Médio regular, em seis aulas duplas, com 26 estudantes. Para constituição de dados foram utilizados o diário de campo e a construção do grupo de foco. Notamos que as pedagogias críticas, no contexto da Educação Física Escolar, se revelam como possibilidade para a constituição da consciência socioambiental.

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Biografia do Autor

Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho

Formada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho, pós-graduada em Atividades Físicas e Esportivas para pessoas com Deficiência na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduada em Ensino da Sociologia no Ensino médio na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Física (ProEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho. Professora efetiva de Educação Física na Escola Estadual David Campista - Poços de Caldas - MG.

Mateus Camargo Pereira, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho

Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade (2006) e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP de Rio Claro (2019). Atualmente professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS - campus de Muzambinho, coordenando o Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS - campus Muzambinho (CEMEFEL). Docente e Coordenador adjunto do mestrado profissional em rede em Educação Física (PROEF) - polo IFSULDEMINAS (2022). Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física (2022-2024).

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Publicado

12-04-2025

Como Citar

de Rezende Casagrande, F. G., & Camargo Pereira, M. (2025). CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA POR MEIO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 197–213. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17189

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física