Os estágios curriculares na formação dos professores: histórias de vida e construção da identidade docente

Fabrício Monte Freitas, João Alberto da Silva, Ricardo Rios Oliveira

Resumo


Os estágios curriculares dos cursos de formação de professores tornaram-se espaços de construção dos chamados saberes de experiência. Atualmente, muitos dos ingressantes de licenciatura nunca exerceram atividades de docência. Investigamos o impacto da experiência do estágio na construção da identidade docente e dos chamados saberes de experiência. Nossa metodologia foi baseada na História de Vida. Os dados encontrados apontam para processos de construção identitários que se alicerçam em medos e frustrações frente à prática de sala de aula. Consideramos que o estudo fornece importantes indicadores para os professores universitários que se ocupam da formação de licenciados.

Palavras-chave


Estágio; Formação de Professores; Pedagogia Universitária

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ