Análise do livro didático:a história escolar em debate

Luiz Paulo da Silva Soares

Resumo


O presente trabalho visa realizar um exercício de análise de um livro didático de História, do 5º ano do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que serve de subsídios para o professor. Procura-se estabelecer um panorama geral do livro, analisando todos os aspectos que auxiliam na construção de conhecimento, bem como as iconografias que ilustram o mesmo, a forma como os conteúdos estão organizados, as atividades e assim consecutivamente. Também pretende verificar se o autor do livro segue as normas prescritas pelo PCN de História. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo que consiste em um conjunto de técnicas e instrumentos metodológicos capazes de efetuar a exploração objetiva de dados, informações ou discursos, fazendo aparecer no conteúdo das diversas categorias de documentos. Os resultados da pesquisa foram diversos, dentre eles podemos destacar que o manual analisado é de excelente qualidade possibilitando ao docente quanto ao discente um maior aproveitamento do livro. Com relação ao conteúdo em si, o autor trabalha de forma contextualizada e ilustrada.

Palavras-chave


Ensino. História. Livro Didático

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ