Análise do livro didático:a história escolar em debate

Autores/as

  • Luiz Paulo da Silva Soares Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palabras clave:

Ensino. História. Livro Didático

Resumen

O presente trabalho visa realizar um exercício de análise de um livro didático de História, do 5º ano do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que serve de subsídios para o professor. Procura-se estabelecer um panorama geral do livro, analisando todos os aspectos que auxiliam na construção de conhecimento, bem como as iconografias que ilustram o mesmo, a forma como os conteúdos estão organizados, as atividades e assim consecutivamente. Também pretende verificar se o autor do livro segue as normas prescritas pelo PCN de História. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo que consiste em um conjunto de técnicas e instrumentos metodológicos capazes de efetuar a exploração objetiva de dados, informações ou discursos, fazendo aparecer no conteúdo das diversas categorias de documentos. Os resultados da pesquisa foram diversos, dentre eles podemos destacar que o manual analisado é de excelente qualidade possibilitando ao docente quanto ao discente um maior aproveitamento do livro. Com relação ao conteúdo em si, o autor trabalha de forma contextualizada e ilustrada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-02-21

Cómo citar

Soares, L. P. da S. (2014). Análise do livro didático:a história escolar em debate. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 61–71. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3714

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.