<b>A contribuição européia para o paradigma da universidade Emergente no Brasil contemporâneo</b>
Palavras-chave:
Universidade. Paradigma. Produção do conhecimento.Resumo
O objetivo desta pesquisa é buscar potencialidades para a transformação do paradigma ainda vigente na universidade brasileira, por meio da investigação sobre a pesquisa na universidade européia. O paradigma da universidade emergente é ser produtora de conhecimento científico, pois esse é o solo epistemológico em que se estruturam as funções de ensino e extensão na universidade brasileira para o século XXI. Na questão dos novos paradigmas e da totalidade do conhecimento, a possibilidade que se delineia como um caminho é a pesquisa interdisciplinar, e transdisciplinar (pós-disciplinaridade), pois permite estabelecer pontes entre os pesquisadores de diversas áreas do saber. O método de abordagem a ser utilizado é o dedutivo, que estabelece o estudo de um fenômeno particular à luz de teorias já estabelecidas. A produção científica deve gerar a difusão e o intercâmbio de conhecimento. Dessa óptica, busca-se aproveitar a experiência de nações que possuem uma longa tradição de universidades como centros produtores de saber. Nesse sentido, a Europa é privilegiada, pois historicamente estabeleceu as primeiras universidades da modernidade, que derivam das universidades surgidas no final da Idade Média.Downloads
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Publicado
25-03-2010
Como Citar
Lucchesi, M. A. S. (2010). <b>A contribuição européia para o paradigma da universidade Emergente no Brasil contemporâneo</b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 113–128. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1206
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo