A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência

Autores

  • Pablo do Nascimento Uchoa Universidade Estadual do Ceará, UECE. Fortaleza/CE, Brasil

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional.

Resumo

O Estágio Supervisionado pode ser utilizado como uma ferramenta essencial para criar laços estreitos com a futura profissão pretendida. Neste trabalho, objetivou-se relatar as experiências adquiridas durante o estágio em uma escola de Ensino Profissionalizante localizada na cidade de Fortaleza. As turmas de Hospedagem I e Segurança I foram os grupos de estudantes escolhidos para o desenvolvimento das atividades do estágio. No decorrer da experiência, houve o cumprimento de diversas etapas como a observação da escola, da regência do professor efetivo, a prática da regência, a aplicação de aulas complementares e de dois minicursos. Ao final da prática, pôde-se concluir que o estágio além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências para a condução de uma sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo do Nascimento Uchoa, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Fortaleza/CE, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF), atuando no laboratório de Fisiofarmacologia Cardio-renal (LAFCAR), localizado no Instituto Superior de Ciências Biomédicas - ISCB/UECE.

Downloads

Publicado

27-12-2016

Como Citar

Uchoa, P. do N. (2016). A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 43–57. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo