O estágio curricular como espaço de articulação entre ensino e pesquisa

Izabel Cristina Feijó de Andrade

Resumo


A articulação entre ensino e pesquisa é um tema um tanto desafiador para os professores, bem como para os futuros pedagogos. O presente artigo objetiva apresentar a experiência desenvolvida na prática de ensino dos Anos Iniciais da Universidade de São José – SC, de modo a imprimir uma ação pedagógica intencional e significativa na articulação Ensino-Pesquisa. Trata-se de análise de questionário aberto aplicado a dez acadêmicos com duas questões que versaram sobre o estágio enquanto disciplina formadora e sua composição em observação, reflexão e intervenção; e, sobre a contribuição do estágio para a formação do pedagogo. A vinculação da Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado com a pesquisa, na produção de conhecimento, tem demonstrado uma postura inovadora e positiva na medida em que amplia as discussões no campo do currículo.

Palavras-chave


Estágio Curricular. Pesquisa. Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br