O estágio curricular como espaço de articulação entre ensino e pesquisa

Autores/as

  • Izabel Cristina Feijó de Andrade Univesidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC. Lages/SC, Brasil

Palabras clave:

Estágio Curricular. Pesquisa. Formação de Professores

Resumen

A articulação entre ensino e pesquisa é um tema um tanto desafiador para os professores, bem como para os futuros pedagogos. O presente artigo objetiva apresentar a experiência desenvolvida na prática de ensino dos Anos Iniciais da Universidade de São José – SC, de modo a imprimir uma ação pedagógica intencional e significativa na articulação Ensino-Pesquisa. Trata-se de análise de questionário aberto aplicado a dez acadêmicos com duas questões que versaram sobre o estágio enquanto disciplina formadora e sua composição em observação, reflexão e intervenção; e, sobre a contribuição do estágio para a formação do pedagogo. A vinculação da Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado com a pesquisa, na produção de conhecimento, tem demonstrado uma postura inovadora e positiva na medida em que amplia as discussões no campo do currículo.

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Biografía del autor/a

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Univesidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC. Lages/SC, Brasil

Doutora em Educação pela PUCRS

Publicado

2016-12-27

Cómo citar

Andrade, I. C. F. de. (2016). O estágio curricular como espaço de articulação entre ensino e pesquisa. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 70–81. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5838

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

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