A EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS DE LAZER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16813

Resumo

As concepções hegemônicas de lazer centram a discussão na perspectiva dualista do lazer como contraponto ao trabalho, podendo, desta forma, não contemplar grupos não normativos que não se adequam a atividade laboral à forma ocidental. Diante disso, este texto tem por objetivo discutir se há a exclusão da pessoa com deficiência nas concepções hegemônicas do campo do lazer. Para isso foi feita uma revisão narrativa de autores clássicos (hegemônicos) e contemporâneos (críticos às concepções hegemônicas), como técnica de interpretação dos dados, elegeu-se a hermenêutica-dialética. Ao cabo da análise, surgiram três categorias: Trabalho, Tempo Livre e Exclusão/Inclusão Social. As categorias revelam que há uma exclusão da pessoa com deficiência nas concepções hegemônicas de lazer. Essa exclusão, contudo, além de uma limitação teórica, perpassa pelo reflexo da própria estrutura social, que ainda não é plenamente inclusiva. Nesse sentido, observa-se ainda uma incompletude nas concepções contemporâneas, que ainda necessitam de avanços.

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Biografia do Autor

Gustavo Borges Monteiro, Secretaria de Educação de Maringá - SEDUC

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil). Atualmente é professor da Rede Municipal de Ensino de Maringá/PR e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (Brasil). Realizou estágio de pós-doutorado na Loughborough University (UK). Atualmente é professor associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer e colaborar no Instituto Inteligência Esportiva.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

Borges Monteiro, G., & Augusto Starepravo, F. (2024). A EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS DE LAZER. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 211–224. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16813

Edição

Seção

Dossiê