O (des)encobrimento do outro

o processo seletivo trans da FURG como uma experiência de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.17093

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Gênero, Trans, Educação Ambiental, FURG

Resumo

The (un)cover-up of the other: the trans selection process of FURG as an experience of Environmental Education

O presente estudo analisa o Processo Seletivo Trans da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, o qual, por meio de ação afirmativa, oferta vagas na graduação para candidatos transgêneros (transexuais e travestis) mediante habilitação em etapa de seleção específica. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa com análise documental e legislativa. Discutem-se as categorias gênero e sexualidades com ênfase nos estudos pós-estruturais e de base foucaultiana. (Des)encobrem-se elementos significativos que compõem as trajetórias de vidas marcadas pela abjeção destas pessoas trans, merecedoras de políticas públicas educacionais capazes de suplantar as microviolências e opressões ensejadoras de um processo perverso de exclusão social. Acredita-se que o campo da Educação Ambiental pode ser um espaço fértil para o aprimoramento do debate e das reflexões que à temática pertine. Neste sentido, o estudo explora um caminho afirmativo na luta por direitos e acesso à educação superior.

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Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil

Professor da Faculdade de Direito, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social e Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutor em Educação (UFPel) com período na Universidade de Lisboa, Portugal. Lider do Grupo de Pesquisa Direito e Sexualidades (GDiS). E-mail: renatodurodias@gmail.com.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Dias, R. D. (2024). O (des)encobrimento do outro: o processo seletivo trans da FURG como uma experiência de Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–17. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.17093