Potencialidades pedagógicas das áreas verdes urbanas

como integrar a conservação da biodiversidade à educação ambiental?

Autores

  • Lucas Costa Monteiro Lopes Universidade Federal Fluminense
  • Sandra Escovedo Selles Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15952

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Corredores ecológicos, Espécies exóticas, Novos ecossistemas, Pertencimento ambiental

Resumo

Pedagogical potential of urban green areas: how to integrate biodiversity conservation and Environmental Education?

A partir de uma revisão teórica, objetivamos relatar possibilidades pedagógicas de áreas verdes urbanas e como elas podem estar inseridas em projetos de educação ambiental. Com este propósito, destacamos a relevância ambiental, histórica e social de parques urbanos na metrópole do Rio de Janeiro. Discutimos alguns conceitos ecológicos, como; corredores ecológicos, espécies exóticas, espécies ameaçadas de extinção e novos ecossistemas, que são importantes “temas geradores” para reflexões no processo de educação e estão inseridos em políticas públicas de meio ambiente em âmbito nacional e internacional. Tecemos também considerações sobre o desenvolvimento da relação de pertencimento ambiental, por meio da vivência em áreas verdes mais próximas e como isso pode estar relacionado à conscientização ambiental e à conservação da biodiversidade em escala local e de paisagem.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Costa Monteiro Lopes, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com Doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é Professor pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, com Pós-Doutorado pela Brown University, BROWN, Estados Unidos e Doutorado pelo Center for Science Education - University of East Anglia (1992)

 

Referências

ABREU, Rodolfo Cesar Real; RODRIGUES, Pablo José Francisco Pena. Exotic tree Artocarpus heterophyllus (Moraceae) invades the Brazilian Atlantic Rainforest. Rodriguesia, 2010. V. 61, n. 4, p. 677-688. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-7860201061409.

ANDRADE, Daniel Fonseca; FIGUEIREDO, Tainá Figueroa; MACHADO, Aline Silva. Educação ambiental no Ensino Superior: Reflexões de uma Disciplina a partir de uma Produção Discente. Ambiente & Educação: Revista de Educação ambiental, v. 27, n.2, p. 1-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13309.

AZEVEDO, Giselle Arteiro, Nilsen; TÂNGARI, Vera Regina; FLANDES, Alain. O habitar das infâncias na cidade: territórios educativos como uma forma de resistência. Acessado em: https://desidades.ufrj.br/featured_topic/o-habitar-das-infancias-na-cidade-territorios-educativos-como-uma-forma-de-resistencia/2/, no dia 21 de agosto de 2023.

BARROS, Ana Angélica Monteiro 2008. Análise florística e estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ, Brasil. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola de Botânica Tropical do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 213p.

BERGALLO, Helena Godoy; FILHO, Telmo Borges Silveira; ZILLER, Sílvia Renate. Primeira lista de referência de espécies exóticas invasoras no estado do Rio de Janeiro – Brasil: implicações para pesquisas, políticas e manejo. Revista Bioinvasiones, v.8, n.1, p. 3 – 18, 2021. ISSN - 0719-9287 LATINDEX.

BRUN, Flávia Gizele Konig; LINK, Dionísio; BRUN, Eleandro José. O emprego da arborização na manutenção da biodiversidade de fauna em áreas urbanas. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. v. 2, n. 1, p. 117- 127, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v2i1.66253.

BLACKBURN, Tim M. et al. A proposed unified framework for biological invasions. Trends in Ecology and Evolution, v. 26, p. 333–339. 2011. DOI:10.1016/j.tree.2011.03.023.

BRASIL. Lei 6.938 de 31 de Agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente.

BRASIL. Lei 9.795 de 27 de Abril de 1999. Política Nacional de Educação ambiental.

BRASIL. Portaria 443 de 2014 do Ministério do Meio Ambiente. http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/static/pdf/portaria_mma_443_2014.pdf. Acessado em 07 de Junho de 2023.

BRASIL. Portaria 444 de 2014 do Ministério do Meio Ambiente. https://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Portaria/2014/p_mma_444_2014_lista_esp%C3%A9cies_ame%C3%A7adas_extin%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acessado em 07 de Junho de 2023.

CABRAL, Diogo de Carvalho; SOLÓRZANO, Alexandro; OLIVEIRA, Rogério Ribeiro. Florestas Urbanas e Urbanidades Florestais no Rio de Janeiro - Uma Geografia Histórica. Ambientes, v. 2, n.1, p. 174-227, 2020. DOI: https://doi.org/10.48075/amb.v2i1.25279.

CID, Bruno. et al. Short-term success in the reintroduction of the red- humped agouti Dasyprocta leporina, an important seed disperser, in a Brazilian Atlantic Forest reserve. Tropical Conservation Science, v. 7, p. 796–810, 2014. DOI:10.1177/194008291400700415.

COELHO-NETTO, Ana Luiza. A Interface Florestal-Urbana e os desastres naturais relacionados à água no Maciço da Tijuca: desafios ao planejamento urbano numa perspectiva sócio-ambiental. Revista do Departamento de Geografia, v. 16, p. 46-60, 2005. DOI: https://doi.org/10.7154/RDG.2005.0016.0005.

CDB – Convenção da Diversidade Biológica. https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade/convencao-sobre-diversidade-biologica. 1992. Acessado em 19 de agosto de 2023.

DARWIN, C. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa: biográfica em educação. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 333-346, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100015.

DRUMMOND, José Augusto. O Jardim dentro da máquina: Breve história ambiental da Floresta da Tijuca. Estudos Históricos, v. 1, n. 2, p. 276-298, 1988.

FIGUEIRA, Maíra Rocha; LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares; SELLES, Sandra Escovedo. A Inserção da educação ambiental crítica na escola via extensão universitária. Revista Espaço do Currículo, v. 11, n. 3, p. 356-369, 2018. Doi: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.42077.

FRACALANZA, Hilário et al. A Educação ambiental no Brasil Panorama Inicial da Produção Acadêmica. Ciência em foco, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2008. ISSN 2178-1826.

GENES, Luisa. et al. Effects of howler monkey reintroduction on ecological interactions and processes. Conservation Biology, v. 33, p. 88–98. 2019. DOI: 10.1111/cobi.13188.

GOODSON, I. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 241-252, 2007.

HOBBS, Richard J. et al. Novel ecosystems: theoretical and management aspects of the new ecological world order. Global Ecology and Biogeography, v. 15, p. 1-7 2006. DOI: 10.1111/j.1466-822x.2006.00212.x.

HOBBS, Richard J.; HIGGS, Eric; HARRIS, James, A. Novel ecosystems: implications for conservation and restoration. Trends in Ecology and Evolution, v. 24, n. 11, p. 599-605, 2009. DOI: 10.1016/j.tree.2009.05.012.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Plano de Manejo do Parque Estadual Serra da Tiririca, Niterói e Maricá. 531p. 2015a.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Trilhas / Parque Estadual Serra da Tiririca, Niterói e Maricá. 388p. 2015b.

IUCN - União Internacional para a conservação da Natureza, 2012. https://www.icmbio.gov.br/ran/images/Arquivos/especies_ameacadas/categorias_criterios_iucn_2012.pdf. Acessado em 07 de Junho de 2023.

JACOBI, Claudia Maria; FLEURY, Lorena Cândido; ROCHA, Ana Carolina Costa Lara. Percepção Ambiental em Unidades de Conservação: Experiência com Diferentes Grupos Etários no Parque Estadual da Serra Do Rola Moça, MG. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Belo Horizonte. 7pg, 2004.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as Macro-Tendências Político-pedagógicas da Educação ambiental contemporânea no Brasil. VI Encontro “Pesquisa em Educação ambiental". Ribeirão Preto, 1-15, 2011.

LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares. A disciplina Educação ambiental na Rede Municipal de Educação de Armação de Búzios (RJ): investigando a tensão disciplinaridade/integração na política curricular. Tese de Doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 256p, 2011.

LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares; CARVALHO, Luiz Marcelo. Educação ambiental e Contexto Escolar: Questões para um Programa de Pesquisas. Pesquisa em Educação ambiental, v. 9, n. 1, p. 144-155, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.

LOBODA, Carlos Roberto; DE ANGELIS, Bruno Luiz Domingos. Áreas verdes públicas urbanas: conceitos, usos e funções. Ambiência, v. 1, n.1, p. 125-139, 2005. ISSN 2175-9405 (Online).

LOPES, Lucas Costa Monteiro et al. The Importance of Sampling Anthropized areas of Atlantic Forest for new records of woody species. Revista do Instituto Florestal, v. 31, n. 1, p. 75-80, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.24278/2178-5031.201931107.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental e Epistemologia Crítica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação ambiental, v. 32, n. 2, p. 159-176, 2015. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5536.

MACHADO, Davi Nepomuceno da Silva; BARROS, Ana Anagélica Monteiro; RIBAS, Leonor de Andrade. Exotic plants in a rocky outcrop area in the municipality of Niterói, Rio de Janeiro state, Brazil. Journal of Coastal Conservation, v. 24, n. 1, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11852-019-00719-6.

MARANTINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001.

MAURENZA, Daniel et al. Lista da Flora das Unidades de Conservação Estaduais do Rio de Janeiro. Centro Nacional de Conservação da Flora - Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 422 p., 2018.

MCKINNEY, Michael L. Urbanization as a major cause of biotic homogenization. Biological Conservation, v. 127, n. 3, p. 247-260, 2006. DOI: doi:10.1016/j.biocon.2005.09.005.

MELAZO, Guilherme Coelho. Percepção ambiental e educação ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & Trilhas, Ano VI, n. 6, n. 1, p. 45- 51, 2005. DOI: https://doi.org/10.14393/OT.

MITTELAMAN et al. Agouti reintroduction recovers seed dispersal of a large-seeded tropical tree. Biotropica, v. 00, p. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/btp.12788.

MORO, Marcelo Freire et al. Alienígenas na sala: O que fazer com espécies exóticas em trabalhos de taxonomia, florística e fitossociologia? Acta Botanica Brasilica, v. 26, n. 4, p. 991–999. 2012. DOI: 10.1590/s0102-33062012000400029.

OLIVEIRA, Rogério Ribeiro; LACERDA, Luiz Drude. Contaminação por Chumbo na Serrapilheira do Parque Nacional da Tijuca. Acta Botanica Brasilica, v. 1, n. 2, p. 165-169, 1988.

OLIVEIRA, Rogério Ribeiro; LACERDA, Luiz Drude. Produção e Composição Química da Serrapilheira na Floresta da Tijuca. Revista Brasileira de Botânica, v. 16, n. 1, p. 93-99, 1993.

PENA, João Carlos Castro et al. Street trees reduce the negative effects of urbanization on birds. Plos One, v. 12, n. 3, p. 1-19, 2017. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0174484.

POUGY, Nina et al. Urban forests and the conservation of threatened plant species: the case of the Tijuca National Park, Brazil. Brazilian Journal of Nature Conservation: v. 12, n. 2, p. 170-173, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ncon.2014.09.007.

PYŠEK, Petr et al. Alien plants in checklists and floras: towards better communication between taxonomists and ecologists. Taxon, v. 53, v. 1, p. 131-143, 2004. DOI: 10.2307/4135498.

REIGOTA, Marcos. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação ambiental, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i1p33-66.

RIBEIRO, Helena; VARGAS, Heliana Comim. Urbanização, globalização e saúde. Revista USP, v. 107, p. 13-26, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i107p13-26.

RICHARDSON, David M. et al. Naturalization and invasion of alien plants: concepts and definition. Diversity and Distribution, v. 6, p. 93–107, 2000. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1472-4642.2000.00083.x

RICHARDSON, David M.; REJMÁNEK, Marcel. Trees and shrubs as invasive alien species – a global review. Diversity and Distribution, v. 17, p. 788-809, 2011. DOI:10.1111/j.1472-4642.2011.00782.x.

SALES, Gabriel Paes da Silva. A História contada a partir das árvores: um ensaio sobre o Plantio da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, na segunda métade do Século XIX. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. 228p, 2021.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini. Como criar uma paisagem em ruínas? Deslocamentos, desconstruções e a insistência de pensar a Educação ambiental no Antropoceno. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, p. 19-38. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623689216.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini; MARTINS, Daniel Ganzarolli. Corpos-ecos-ecologias pelas ruas da cidade. Espacios Transnacionales, n. 7, p. 40-50, 2020. ISSN: 2007-9729.

SANTOS, Adilson Roque; ROCHA, Carlos Frederico Duarte; BERGALLO, Helena de Gogoy. Native and exotic species in the urban landscape of the city of Rio de Janeiro, Brazil: density, richness, and arboreal deficit. Urban Ecosystems, v. 13, n. 2, p. 209- 222, 2010. DOI: 10.1007/s11252-009-0113-z.

SELLES, Sandra Escovedo; ABREU, Martha. Darwin na Serra da Tiririca: caminhos entrecruzados entre a biologia e a história. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 1-23, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000200002.

SILVA, Leonardo Oliveira; ARAÚJO-DE-ALMEIDA, Elineí. Percepção Ambiental e Sentimento de Pertencimento em Área de Proteção Ambiental Litorânea no Nordeste Brasileiro. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação ambiental, v. 33, n. 1, p. 192-212, 2016. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5433.

SIMBERLOFF, Daniel et al. Impacts of biological invasions: what’s what and the way forward. Trend in Ecology and Evolution, v. 28, n. 1, p. 58-66, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.tree.2012.07.013.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, v. 27, p. 93-110, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100007.

URSI, Suzi et al. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 7-24, 2018. DOI: 10.1590/s0103-40142018.3294.0002. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002.

URSI, Suzi; SALATINO, Antonio. É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: “Impercepção Botânica” como alternativa para “Cegueira Botânica”. Boletim de Botânica, v. 39, p. 1-4 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9052.

VIEIRA, Maglis; TRISTÃO, Martha. Algumas Aproximações da Educação ambiental com o Pensamento Decolonial, a Ética Ubuntu e o Bem Viver. Ambiente & Educação: Revista de Educação ambiental, v. 26, n. 1, p. 296-324, 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.13109.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Costa Monteiro Lopes, L., & Escovedo Selles, S. (2024). Potencialidades pedagógicas das áreas verdes urbanas: como integrar a conservação da biodiversidade à educação ambiental? . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15952