Diálogos entre a Educação Ambiental e a aprendizagem baseada em problemas

uma proposta de intervenção sobre o uso da água com estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13459

Palavras-chave:

Recursos hídricos, ABP, Educação Ambiental, Crise Hídrica

Resumo

A crise hídrica vivenciada em São José de Ubá – RJ em 2017 foi o cerne da realização desta pesquisa que tem por objetivo: conhecer as potencialidades da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), associada à Educação Ambiental, para abordagem da gestão hídrica com estudantes do ensino fundamental. Metodologicamente, desenvolvemos um projeto em duas etapas: teórica e prática, sendo esta última, objeto de análise deste artigo. Adotamos pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo, utilizando a observação participante e um diário de campo para coletar os dados. Os resultados apontam que a abordagem da gestão hídrica no município através da ABP foi uma estratégia pedagógica eficiente para trabalhar a Educação Ambiental crítica. Pois, as potencialidades dessas duas perspectivas teórico-metodológicas estimulam os estudantes a serem participativos, engajados e autônomos na intervenção em situações reais do cotidiano.

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Biografia do Autor

Daniela Faria de Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Redentor e mestre em Ensino pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) - Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta na a´rea de Saúde e Meio Ambiente, vinculada à Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós - Graduação em Ensino da UFF. Doutora em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha -  com financiamento da União Europeia no marco do programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (EACEA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Colabora com redes de pesquisas em âmbito nacional e internacional. É membro titular da Comissão Permanente de Sustentabilidade da Universidade Federal Fluminense (CPS). Líder do Laboratório de Estudos Decoloniais (LEDec). 

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Informação suprimida para assegurar o anonimato no processo de avaliação.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Faria de Souza, D., & Rodrigues de Andrade, F. M. (2022). Diálogos entre a Educação Ambiental e a aprendizagem baseada em problemas: uma proposta de intervenção sobre o uso da água com estudantes do Ensino Fundamental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–34. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13459