Análise de livros didáticos da EJA sob o olhar da Educação Ambiental Crítica

existe transversalidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13386

Palavras-chave:

EJA, Transversalidade, Educação Ambiental

Resumo

Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) têm como objetivo articular os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como conectá-los às situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades. Este trabalho se ocupa em identificar se o TCT “Meio Ambiente” está sendo abordado de forma transversal nos livros didáticos PNLD- EJA 2014-2016, que compreendem todas as disciplinas do currículo do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano de escolaridade. E ainda, se tal TCT está sendo abordada sob o viés crítico, à luz da Educação Ambiental Crítica e transformadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi feita uma análise de conteúdo do material (livro didático) em categorias temáticas. De acordo com os dados obtidos neste estudo, pôde-se concluir que em geral o material apresenta conteúdos ligados ao meio ambiente, porém de maneira conservadora e pouco articulada às questões sociais, econômicas e políticas.

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Biografia do Autor

Fabíola Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação (UFRJ). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Especialização em Educação de Jovens e adultos pelo IFF e é Mestra em Ciências Ambientais pela UFRJ. Atualmente é professor de ciências físicas e biológicas da Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu e Agente de desenvolvimento rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2199216822200390

Teo Bueno de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro fazendo parte do corpo docente da UFRJ/Campus Macaé e ministrando disciplinas do núcleo pedagógico das licenciaturas em Ciências Biológicas dessa instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências. Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Hollanda Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor adjunto no NUPEM-UFRJ (Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - UFRJ). Bacharel em Zoologia-Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de Genebra. Doutor em Genética e Evolução pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Andrade, F., Bueno de Abreu, T., & Hollanda Carvalho, P. (2022). Análise de livros didáticos da EJA sob o olhar da Educação Ambiental Crítica: existe transversalidade?. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13386