Chuvas na cidade de Rio Grande (RS)

Uma proposta de apreensão do Clima na Educação Ambiental

Autores

  • Felipe Nobrega Ferreira Universidade Federal do Rio Grande
  • Ticiano Pedroso Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriel Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12373

Palavras-chave:

Fenômenos Climáticos, Cultura, Michael Hulme

Resumo

Pouco explorado no campo da Educação Ambiental (EA), o conceito de Clima é apresentado a partir do viés da Cultura. Tal abordagem leva em consideração o trabalho desenvolvido por Michael Hulme, tendo como finalidade a interpretação e sugestão de uma alternativa para a inserção do tema das Mudanças Climáticas junto à EA. Isso é realizado através de um aporte teórico-metodológico construído para investigações sobre fenômenos climáticos, e aqui demonstrado a partir de um levantamento de dados coletados na cidade do Rio Grande (RS) e o impacto das chuvas nessa comunidade. Serão problematizados os resultados parciais da pesquisa, e o primeiro conjunto de interpretações que podem criar horizontes para o debate das Mudanças Climáticas em uma escala local.

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Nobrega Ferreira, F., Duarte Pedroso, T. ., & Ferreira da Silva , G. . (2021). Chuvas na cidade de Rio Grande (RS): Uma proposta de apreensão do Clima na Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 31–54. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12373

Edição

Seção

Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais