Um olhar sobre EA e suas práticas na região Sul – a contribuição da REASul

Autores/as

  • Antônio Guerra
  • José Erno Taglieber
  • José Vicente de Freitas
  • Karina Luiza de Oliveira
  • Ana Maria Torres Rodrigues
  • João Moya Neto
  • Anabel de Lima
  • Regina Sbardelini Peres
  • Genoína Pinho
  • Alessandra Giovelli
  • Tatiane P. dos Santos

Palabras clave:

Redes de EA. REASul. SIBEA. Diagnóstico.

Resumen

A REASul foi criada em julho de 2002, pelo projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul (Convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA). A Comissão de Gestão Participativa (CGP) é formada por representantes da UNIVALI, FURG, CEPSUL, IBAMA-SC e MATER NATURA – Instituto de Estudos Ambientais. O principal objetivo da REASul é debater e traçar rumos para difundir e fortalecer a Educação Ambiental (EA) no Brasil e, particularmente, na região Sul, contribuindo para diagnosticar, socializar e dar visibilidade a projetos e ações na área, fornecendo subsídios para os processos de formação de educadores e gestores ambientais e para as políticas públicas. No I Encontro da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (I EREASul), a CGP está apresentando os resultados parciais dos dados da EA na Região Sul, inseridos e validados no Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental (SIBEA), e discutindo com os participantes sua nova estrutura organizacional, formada pelos facilitadores, pessoas e instituições que atuam difundindo a cultura de redes e as diretrizes e princípios da Educação Ambiental (EA). Este artigo apresenta os dados preliminares do diagnóstico da EA e sua práticas na Região Sul inseridos e validados no SIBEA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio Guerra

Doutorado em Engenharia de Produção - Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, em Itajaí - SC, Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS.

Mais informações: Currículo Lattes

José Erno Taglieber

Possui mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutorado em Science Education - University of Iowa (1983). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Mais informações: Currículo Lattes

José Vicente de Freitas

Possui doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é Professor Adjunto Doutor IV da Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Ana Maria Torres Rodrigues

Possui doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é analista Ambiental do Instittuto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotada no Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL).

Mais informações: Currículo Lattes

João Moya Neto

Possui Pós Graduação em Gestão Ambiental: Educação e Sociedade pelo Instituto de Pós-Graduação e Extensão (2008). Tem experiência na área de Consultoria e Educação Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Anabel de Lima

Possui mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006). Atualmente é consultora da ECODIMENSÃO Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Mais informações: Currículo Lattes

Regina Sbardelini Peres

Possui especialização em Especialização em Educação e Gestão Ambiental pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (2003) . Atualmente é técnica em educação ambiental da Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais e educadora ambiental da Arte na Terra.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-05-29

Cómo citar

Guerra, A., Taglieber, J. E., Freitas, J. V. de, Oliveira, K. L. de, Rodrigues, A. M. T., Moya Neto, J., … Santos, T. P. dos. (2009). Um olhar sobre EA e suas práticas na região Sul – a contribuição da REASul. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 177–198. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/921

Número

Sección

Artigos