Estudo das concepções dos alunos sobre a energia elétrica e suas implicações ao meio ambiente
Palavras-chave:
Ensino, currículo, energia elétrica, educação ambiental.Resumo
O presente artigo relata alguns resultados de um estudo piloto desenvolvido a partir do levantamento das concepções de alunos formandos de cursos técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET/RS) sobre energia elétrica e suas implicações ao meio ambiente. Inicialmente buscamos subsídios científicos em algumas literaturas sobre o tema, após elaboramos um referencial de pesquisa com a utilização de redes sistêmicas que serviram para orientar o trabalho e em especial para elaborar o instrumento de pesquisa. A partir dos posicionamentos do grupo em relação às questões propostas, foi delineada uma metodologia para a categorização das respostas com o auxílio de redes sistêmicas; além desta análise geral, apresentamos outra mais detalhada com a utilização de gráficos e redes parciais sobre cada tópico abordado pelos alunos. Com este estudo foi possível classificar as diversas concepções do grupo. Verificamos a existência dos diferentes níveis de percepção, o que ratifica a importância de um aprofundamento nesse tema objetivando ampliar o envolvimento junto à sociedade, tendo em vista a elaboração de um processo formador em Educação Ambiental sobre o ensino-aprendizagem de habilidades, conhecimentos e atitudes condizentes com o exercício pleno da cidadania e da profissão escolhida.Downloads
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Publicado
2009-11-10
Como Citar
Böhm, G. M. B., & Santos, A. de C. K. (2009). Estudo das concepções dos alunos sobre a energia elétrica e suas implicações ao meio ambiente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 7(1), 45–62. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1056
Edição
Seção
Artigos