Diagnóstico participativo com enfoque de gênero: um instrumento para promover a eqüidade e a sustentabilidade em comunidades rurais do México

Autores

  • Denise Soares Moraes

Palavras-chave:

Diagnóstico participativo. Enfoque de eqüidade de gênero. Meio ambiente e sustentabilidade.

Resumo

Neste documento apresentamos os resultados de um diagnóstico socioambiental com enfoque de gênero realizado numa comunidade rural do municipio de Loreto, localizado no estado de Baja California Sur, México. Dita pesquisa foi realizada tomando como referentes a educação popular ambiental e as ferramentas para a elaboração de diagnósticos participativos com perspectiva de gênero da Unión Internacional para la Naturaleza (UICN). A recuperação de informações estabeleceu-se desde referentes qualitativos, utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: oficinas, entrevistas em profundidade e observação participante. O documento se estrutura da seguinte maneira: inicia com reflexões sobre a articulação entre os recursos naturais e as sociedades, bem como sobre o papel dos diagnósticos para o conhecimento das realidades locais. Em seguida analisam-se as relações socioambientais numa comunidade rural e finalmente se oferecem as recomendações que emergiram deste estudo.

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Biografia do Autor

Denise Soares Moraes

Atualmente é professora adjunto da Universidade de Brasília, atuando na Faculdade de Educação Física e no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, na graduação e na pós-graduação. Possui pós-doutorado em Sociologia pela Universidad de Salamanca, doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001).

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Como Citar

Moraes, D. S. (2009). Diagnóstico participativo com enfoque de gênero: um instrumento para promover a eqüidade e a sustentabilidade em comunidades rurais do México. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 39–53. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/910

Edição

Seção

Artigos