Educação Ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana

Autores/as

  • Valdo Barcelos
  • Homero Alves Schlichting

Palabras clave:

Humberto Maturana, Educação Ambiental, Biologia do Amor, Environmental Education, Love Biology

Resumen

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a nossa participação nos conflitos ambientais através de atitudes de educação ambiental responsáveis. Tomamos como referencial teórico principal as idéias do pensador chileno Humberto Maturana. No texto faremos uma exposição das proposições de Maturana, isto é, dos entendimentos mais centrais oferecidos pela Biologia do amor e a Biologia do conhecer. Procuramos incorporar um olhar a partir desses entendimentos, buscamos discutir a origem dos conflitos que vivemos e o entendimento sobre a nossa possibilidade de sermos responsáveis pelas nossas ações ao viver no mundo e, especialmente, ao nos envolvermos com o que chamamos de questões ambientais. Palavras-Chave: Humberto Maturana; Educação Ambiental; Biologia do Amor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdo Barcelos

Professor universitário desde 1991.Prof. Adj no Depto. de Administração Escolar da UFSM. Prof. do PPGE-UFSM-Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Pós-Doutorado em Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes

Homero Alves Schlichting

Atua como professor no Ensino Básico (em nível médio profissionalizante) e no ensino Superior (pós-graduação). Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSM.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-09

Cómo citar

Barcelos, V., & Schlichting, H. A. (2009). Educação Ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 12(1), 59–80. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/804

Número

Sección

Artigos