Educação Ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
Palavras-chave:
Humberto Maturana, Educação Ambiental, Biologia do Amor, Environmental Education, Love BiologyResumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a nossa participação nos conflitos ambientais através de atitudes de educação ambiental responsáveis. Tomamos como referencial teórico principal as idéias do pensador chileno Humberto Maturana. No texto faremos uma exposição das proposições de Maturana, isto é, dos entendimentos mais centrais oferecidos pela Biologia do amor e a Biologia do conhecer. Procuramos incorporar um olhar a partir desses entendimentos, buscamos discutir a origem dos conflitos que vivemos e o entendimento sobre a nossa possibilidade de sermos responsáveis pelas nossas ações ao viver no mundo e, especialmente, ao nos envolvermos com o que chamamos de questões ambientais. Palavras-Chave: Humberto Maturana; Educação Ambiental; Biologia do Amor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-11-09
Como Citar
Barcelos, V., & Schlichting, H. A. (2009). Educação Ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 12(1), 59–80. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/804
Edição
Seção
Artigos