Caminhos da práxis participativa à construção da cidadania socioambiental
Palabras clave:
Cidadania, Educação Ambiental Crítica, Participação.Resumen
As contradições do atual modelo de sociedade, sobretudo no formato da crise socioambiental, têm se intensificado. Neste ínterim, a Educação Ambiental Crítica emerge como mecanismo importante para a superação de tal crise. Diante disto, torna-se relevante discutir a participação e a formação para a cidadania em sintonia com a Educação Ambiental Crítica, entendendo estas como ferramentas de transformação da sociedade antidemocrática e subserviente ao capital financeiro. Desta feita, destaca-se a importância de uma abordagem ambientalista e pedagógica emancipatória, voltada para o exercício da cidadania, na problematização e na transformação das condições de vida e na ressignificação da inserção do ser humano no ambiente, histórica e dialeticamente constituído, superando a dicotomia dominante.Descargas
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Publicado
2016-11-04
Cómo citar
Oliveira Nepomuceno, A. L., & Guimarães, M. (2016). Caminhos da práxis participativa à construção da cidadania socioambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 59–74. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5761
Número
Sección
Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental