Recifes de coral

A importância da tecnologia e dos jogos didáticos no processo de Educação Ambiental no Ensino Básico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14084

Palabras clave:

Ecossistemas recifais, Educação ambiental marinha, Criação de material didático, Jogos educativos digitais

Resumen

Os recifes de corais são ecossistemas importantes com grande biodiversidade. No entanto, este ecossistema vem sofrendo ameaças constantes. Neste contexto, a prática da educação ambiental na escola, aliada às novas ferramentas didáticas digitais, torna-se fundamental para sensibilizar e conscientizar sobre a fragilidade do ecossistema recifal. Esse trabalho tem por objetivo analisar como os jogos didáticos e ferramentas tecnológicas auxiliam na aprendizagem e na prática de educação ambiental na escola. Após revisar a bibliografia sobre a questão analisada, foi-se proposto um jogo educacional digital que auxilia na aprendizagem, permitindo a compreensão da dinâmica das relações ecológicas no ecossistema recifal, assim como sensibiliza em relação à importância de sua preservação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Dias de Campos Silva, Fundação Técnico Educacional Souza Marques

Bacharel em ciências biológicas (Faculdade Técnico Educacional Souza Marques). Membro da equipe Instituto Resgatando o Verde. E-mail: adrianodiasdjpa@gmail.com

Leonardo Lara de Carvalho, Colégio Brigadeiro Newton Braga (FAB)

Doutor em biologia marinha (UFF), especialista em educação ambiental e desenvolvimento (UNINTER), professor 1° Tenente do Colégio Brigadeiro Newton Braga (FAB). E-mail: leonardolara1@yahoo.com.br 

Citas

ABELLÓN, Marcos. Professor: As Dificuldades para Utilizar a Tecnologia Dentro da Sala de Aula das Escolas Públicas Brasileiras. Direcional Escolas, A Revista do Gestor Escolar, 2015.

ADEY, Walter H. Coral Reef Ecosystems and Human Health: Biodiversity Counts! Ecosystem Health, v. 6, P. 227-236, 2000. Disponível em: <http://researchgate.net/>. Acesso em: 02/07/2020.

ALVES, Itamara Francelize Cristo; PAWLAS, Nilsa de Oliveira. O Uso das Tecnologias e Práticas Educativas no Ensino da Educação Ambiental: Mídias Digitais na Educação Ambiental. Vol.1. Os Desafios da escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor, 2016.

ALVES, Priscila Stéfani Monteiro. et al. Jogo de Tabuleiro “Caminhada Ecológica”: Mamíferos como ferramenta educativa sobre a conservação do ambiente. Revistaea, 2019. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3684>. Acesso em 29 de jun. de 2020.

Alvaro E. Migotto. Coral Millepora nitida. Banco de imagens Cifonauta. Disponível em: http://cifonauta.cebimar.usp.br/media/9074/ Acesso em: 2021-11-10.

Alvaro E. Migotto. Coral Mussismilia harttii. Banco de imagens Cifonauta. Disponível em: http://cifonauta.cebimar.usp.br/media/9059/ Acesso em: 2021-11-10.

Alvaro E. Migotto. Coral Mussismilia hispida. Banco de imagens Cifonauta. Disponível em: http://cifonauta.cebimar.usp.br/media/9088/ Acesso em: 2021-11-10.

AMARAL, Alessandra Meireles do. et al. Jogo Roletando como metodologia alternativa no ensino de química. 2018. Experiência em ensino de ciências, V.13, No.1 - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação Básica - PPGEEB, Departamento de Educação e Ciências Humanas. Rodovia BR 101 Norte, km 60, 29938-050 São Mateus. ES Brasil, 2018.

BALDIN, Nelma. Uma Abordagem Lúdica e Pedagógica no Ensino Fundamental: Trabalhando com a Educação Ambiental. Joinville (SC), 2017. Disponível em: /ínterin.utp.br/>. Acesso em: 05/01/2021.

BLIKSTEIN, Paulo. Vamos Cuidar do Brasil: Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental, Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental. UNESCO, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Ministério da Educação. 2018. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 14/03/2021.

BRASIL. Cartilha de Educação Ambiental para Militares da Marinha do Brasil/ Brasil. Diretoria de Portos e Costa. Rio de Janeiro. Agência 2A Comunicação, 2012.

BRASIL, Constituição da República Federativa do. Capítulo VI do Meio Ambiente (Art.225). Disponível em: <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/>. Acesso em: 17/10/2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n°. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: /www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 06/01/2021.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:<https://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 06/01/2021.

CASTRO, Clovis Barreira e. Recifes de Coral: Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Zona Costeira e Marinha. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Departamento de Invertebrados, Museu Nacional. RJ, 2000.

CASTRO, Clovis; SEGAL, Bárbara. et al. Educação para Conservação de Recifes: Manual de capacitação do professor em Educação Ambiental. 1° Edição. Rio de Janeiro: Projeto Coral Vivo, 2008.

CASTRO, Clovis Barreira e; ZILBERBERG, Carla. Conhecendo os Recifes Brasileiros: Rede de Pesquisa Coral Vivo. cap. 1. Recifes brasileiros, sua importância e conservação. Rio de Janeiro, Museu Nacional, UFRJ, 2016.

CHAIBEN Hamilton. et al. A Educação Ambiental Através de Redes de Mapas Conceituais. InterSciencePlace, Revista Científica Internacional. ISSN: 1679-9844. Edição 19, Volume 1, artigo n°5, outubro/dezembro 2011. Disponível em: <https://www.interscienceplace.org/>. Acesso em: 17/04/2021.

COSTA, Damiana e PONTAROLO, Edilson. Aspectos da Educação Ambiental Crítica no Ensino Fundamental por Meio de Atividades de Modelagem Matemática. Brasília - DF, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/>. Acesso em: 05/01/2021.

CRUZ, Klébia de Lima. Ameaças aos Ambientes Recifais: Trabalhando a Proteção dos Ambientes Marinhos Junto aos Estudantes do Ensino Médio de Cuité - PB. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Centro de Educação e Saúde. PB, 2014.

De JESUS, Hiago, and Junior, Almir. Construct2 no Brasil: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019.

FARIA, Fabiola Cezar e CUNHA Marcia Borin da. "Olha o Passarinho!" A Fotografia no Ensino de Ciências. Paraná, 2016. Disponível em: /www.researchgate.net/>. Acesso em: 03/01/2021.

FERREIRA, Beatrice Padovani; MAIDA, Mauro. Monitoramento dos Recifes de Coral do Brasil: Situação Atual e Perspectivas. Brasília: MMA, 2006.

FIGUEIREDO, Marcia Abreu de Oliveira., et al. Benthic Marine Algae of the Coral Reefs of Brazil: A Bibliographical Revision. Oecologia Australis. 2008.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Apostila, 2002. Disponível em:<https://books.google.com.br/>. Acesso em: 03/08/2020.

GARZON - FERREIRA, et al, 2002. Status of Coral Reefs in Southern Tropical América in 2002 - 2002: Brazil, Colômbia, Costa Rica, Panama and Venezuela. pp. 343-360. Disponível em: <http://researchgate.net/>. Acesso em: 05/07/2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em:<https://ayanrafael.files.WordPress.com/>. Acesso em:29/07/2020.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de administração de empresas. São Paulo, v.35, n°3, pág. 20 - 29. 1995. Disponível em:<https://www.researchgate.net/>. Acesso em: 28/07/2020.

GRUBER, Caroline Vivian; et al. Roteiro para Elaboração de Projetos de Educação Ambiental. São Paulo, 2013. Disponível em: <https://arquivos.ambiente.sp.gov.br/>. Acesso em: 03/08/2020.

HIGUCHI, Maria Inês; et al. Ecoethos da Amazônia: Um Recurso Didático para Simulação de Dilemas Socioambientais na Educação Ambiental. Paraná, 2019. Disponível em: /revistas.ufpr.br/>. Acesso em: 04/01/2021.

HOWARD, Jenny. Estes Corais Preferem Consumir Plástico a Alimentos. 2019. Disponível em: /www.nationalgeographicbrasil.com/>. Acesso em: 07/03/2021.

KARASINSKI, Lucas. O que é Tecnologia? Brasil, 2013. Disponível em: /www.tecmundo.com.br/>. Acesso em: 22/02/2021.

LIMA, Tiago França Melo de. Terra ME GIMS: Uma interface gráfica para a descrição de modelos ambientais para a plataforma Terra ME. Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Análise e Modelagem de Sistema Ambiental. BH, 2010. Disponível em: <http://www.csr.ufmg.br/>. Acesso em: 17/07/2020.

MACHADO, Laís Feitosa. et al. Conhecendo os Recifes Brasileiros: Rede de Pesquisa Coral Vivo. cap. 3. O holobionte - Micro-organismos e a Saúde dos Corais. Rio de Janeiro, Museu Nacional, UFRJ, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5° ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MELO, Katarina Vasconcelos De. et al. O Que Sabem e Como Ensinam os Professores: Investigando Estratégias para Mudanças Paradigmáticas e de Atitude Enfocando a Educação Ambiental. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática. 2011.

MOÇO, Susana; et al. Alterações Climáticas e Educação Ambiental: Ferramenta Pedagógica para a Prática. 2016. Disponível em: /www.scielo.mec.pt/>.Acesso em: 04/01/2021.

MORAN, José. As Mídias na Educação: Texto do meu livro Desafios na Comunicação pessoal. 3° ED. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 162-166. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm/>. Acesso em: 13/07/2020.

MORAN, José; et al. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. Disponível em: /professor.pucgoias.edu.br/>. Acesso em: 06/01/2021.

MORANGONI, Laura Fernandes de Barros. et al. Conhecendo os Recifes Brasileiros: Rede de Pesquisa Coral Vivo. cap. 4. Fisiologia de Corais - A Simbiose Coral - Zooxantela, o Fenômeno de Branqueamento e o Processo de Calcificação. Rio de Janeiro. Museu Nacional, UFRJ, 2016.

MULINE, Leonardo Salvalaio. et al. Jogo da "Trilha Ecológica Capixaba": Uma proposta pedagógica para o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental através da Ludicidade. 2013. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.Edu.br/>. Acesso em: 14/04/2021.

NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa: Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisa em administração, São Paulo, v.1, n°3, 2°SEM. 1996. Disponível em:<https://www.academia.edu/>. Acesso em: 28/07/2020.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia Científica: Um Manual para a Realização de Pesquisa em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão: UFG, 2011. Disponível em: <https://files.cercomp.UFG.br/>. Acesso em: 29/07/2020.

PACHECO, Rafael Scheffer. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa e sua Contribuição para o Ensino de Ciências. Porto Alegre, 2017. Disponível em: /tede2.pucrs.br/>. Acesso em: 04/01/2021.

PAZOTO, Carmen Edith., Duarte, Michelle Rezende., Silva, Edson Pereira da., (2021). A Cultura Oceânica nas Escolas. Rev. Ciência Elem., V9(02):045. doi.org/10.24927/rce2021.045.

PEDRINI, Alexandre de Gusmão. Educação Ambiental Marinha e Costeira no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: /www.researchgate.net/>. Acesso em: 07/03/2021.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da Pesquisa Científica: Organização Estrutural e os Desafios para Redigir o Trabalho de Conclusão. Revista eletrônica "Diálogos Acadêmicos". 2015. Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/fnsa/revista/>. Acesso em: 29/07/2020.

Projeto Coral Vivo. Coral Favia leptophylla. https://www.facebook.com/Coralvivo/photos/o-coral-favia-leptophylla-s%C3%B3-existe-aqui-no-brasil-de-distribui%C3%A7%C3%A3o-muito-restrit/943165662380884/ Acesso em: 2021-11-10.

PORDEUS, Péricles Vale; et al. A Escola vai aos Recifes de Corais. Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Centro de ciências exatas e da natureza, Departamento de sistemática e ecologia, PROBEX. PB, 2007.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: A Nova Cultura da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. Disponível em: /pra.scribd.com/>. Acesso em: 06/01/2021.

REIS, Júnias Belmont Alves. O Conceito de Tecnologia Educacional para Alunos do Ensino Médio e Superior. Brasil, 2016. Disponível em: <https://docplayer.com.br/>. Acesso em: 22/02/2021.

ROCK Content. Como Fazer um Mapa Conceitual: 5 Passos para Fazê-lo sem Dificuldade. 2019. Disponível em: /rockcontent.com/>. Acesso em: 17/04/2021.

RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos.; COLESANTI, Marlene T. de Muno. Educação Ambiental e as Novas tecnologias de Informação e Comunicação - Sociedade e Natureza, Uberlândia, V. 20, n.1; p.51 - 66, jun. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sm/v20n1/a03v20n1>. Acesso em: 26/06/2020.

SCHLEICH, Álisson Passos. Educação Ambiental em um Clube de Ciências, Utilizando Geotecnologias. Porto Alegre, 2015. Disponível em: /tede2.pucrs.br/>. Acesso em: 05/01/2021.

TISSUE, Seth.; WILENSKY, Uri. NetLogo: Design and Implementation of a Muty-Agant Modeling Environment. Swarm Fest. Ann Arbor. May, 2004. Disponível em: <http://ccl.northwestern.edu/netlogo/>. Acesso em: 17/07/2020.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 2° ed. São Paulo: Atlas S. A., 1998. Disponível em: <https://www.academia.edu/>. Acesso em: 29/07/2020.

VICTAL, João Luiz Vilela. Educação Ambiental Marinha na Estação Ecológica de Tamoios pelo Barco Escola BEMAR para Alunos da Disciplina BE-597. Unicamp/ 2009. Disponível em: /www2.ib.unicamp.br/>. Acesso em: 07/03/2021.

WILENSKY, Uri. NetLogo: User Manual. Center for Connected Learning and Computer-Based Modeling. Northwestern University. 1999. Disponível em: < http://ccl.northwestern.edu/netlogo/>. Acesso em: 17/07/2020.

WILLIAMS, Ernest H. Jr e BUNKLEY - WILLIAMS, Lucy. 1990. The world-wide Coral Reef Bleaching Cycle and Related Sources of Coral Mortality. Atoll Res Bull 335: 1-71. Disponível em: <https://repository.si.edu/>. Acesso em: 10/07/2020.

WILKINSON, Clive. The Status of Coral Reefs of the World: 2002, Townsville, Australia: Australian Institute of Marine Science and the Global Coral Reef Monitoring Network, 2002. 378 p. Disponível em <http://www.reefbase.org/>. Acesso em: 02/07/2020.

WILKINSON, Clive. The Status of Coral Reefs of the World: 2008. Global Coral Reef Monitoring Network and Reef and Rainforest Research, Townsville, Australia, 296 p. Disponível em <http://www.reefbase.org/>. Acesso em: 02/07/2020.

XAVIER, Laysla da Silva.; et al. Ensinando Geodiversidade a Partir de Jogos Didáticos. 2017. Disponível em: /www.researchgate.net/>.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Dias de Campos Silva, A., & Lara de Carvalho, L. . (2022). Recifes de coral : A importância da tecnologia e dos jogos didáticos no processo de Educação Ambiental no Ensino Básico. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–35. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14084