A construção de política de educação ambiental no setor empresarial: o caso de FURNAS Centrais Elétricas S. A.

Autores/as

  • Carlos Frederico B. Loureiro
  • Cláudia Lopes Pocho
  • Maristella Altomar Racero
  • Renata Cruz de Baère

Palabras clave:

Educação Ambiental em empresa, Política de Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Diretrizes Pedagógicas

Resumen

As pesquisas em educação ambiental no setor empresarial cresceram significativamente na presente década, por força de sua consolidação nos sistemas de gestão e nas práticas de responsabilidade, e também de sua obrigatoriedade nos licenciamentos. Neste artigo, apresentamos o processo de construção da Política de Educação Ambiental de Furnas, empresa de capital misto com destacada atuação no setor elétrico brasileiro. Para isso, relatamos as etapas metodológicas adotadas na produção de sua política e indicamos as premissas e diretrizes pedagógicas institucionais que visam garantir a aproximação entre ações e projetos no atendimento às exigências de Estado e às corporativas. Assim, trazemos uma experiência empresarial concreta em andamento, sem ignorar que a sua dinâmica é tensionada estruturalmente pelas contradições entre interesses públicos e privados.

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Biografía del autor/a

Carlos Frederico B. Loureiro

Atualmente é professor da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em psicossociologia de comunidades e ecologia social (Eicos), ambos da UFRJ. Consultor de FURNAS para a construção de sua Política de Educação Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Cláudia Lopes Pocho

Doutoranda em Engenharia de Produção pela UFRJ. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia também pela UFRJ. Gerente substituta da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de FURNAS. Professora do Curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Estácio de Sá.

Maristella Altomar Racero

Especialista em Educação Ambiental e Gestão Estratégica. Advogada. Coordenadora da Comissão de FURNAS da Coleta Seletiva Solidária. Integrante do Grupo de Trabalho para Política de Educação Ambiental de FURNAS

Renata Cruz de Baère

Especialista em Análise e Avaliação Ambiental. Engenheira de Produção. Colaboradora do Grupo de Trabalho para Política de Educação Ambiental de Furnas

Publicado

2011-07-31

Cómo citar

Loureiro, C. F. B., Pocho, C. L., Racero, M. A., & Baère, R. C. de. (2011). A construção de política de educação ambiental no setor empresarial: o caso de FURNAS Centrais Elétricas S. A. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(2), 31–50. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1109

Número

Sección

Artigos