Educação Ambiental e saberes socioambientais: experiências com os visitantes do projeto tamar da ilha do papagaio, Vitória – ES

Authors

  • Lorena Moreira Fardim
  • Soler Gonzalez Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6239

Keywords:

Educação ambiental, Projeto Tamar, Pesquisa com o cotidiano

Abstract

Esse artigo é fruto de uma pesquisa realizada para a obtenção do grau de licenciatura em Ciências Biológicas. Nos movimentos da pesquisa chegamos à base do Tamar, na Ilha do Papagaio, emergindo algumas problematizações: como as práticas de educação ambiental do Tamar atravessam os cotidianos escolares? Quais são as singularidades dos grupos e as potencialidades das visitas? Os objetivos dessa pesquisa foram problematizar e acompanhar os movimentos de educações ambientais que acontecem na vida cotidiana com as visitas no Projeto Tamar. Nossas aproximações metodológicas se inspiram nas pesquisas com os cotidianos. Apostamos em educações ambientais como educação política, que se constituem a cada dia. Assim esse trabalho foi uma tentativa de nos aproximar das educações ambientais que acontecem no Tamar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorena Moreira Fardim

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Soler Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Published

2018-01-02

How to Cite

Fardim, L. M., & Gonzalez, S. (2018). Educação Ambiental e saberes socioambientais: experiências com os visitantes do projeto tamar da ilha do papagaio, Vitória – ES. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 19–39. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6239

Issue

Section

Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal