Los fundamentos de la Educación Estético-Ambiental

Authors

  • Pablo René Estévez Rodríguez Asociación de Pedagogos de Cuba

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14239

Keywords:

Educação Estético-Ambiental, Fundamentos da Educação Estético-Ambiental, Sensibilização Estético-Ambiental, Agenda Medioambiental 2030.

Abstract

O trabalho se centra nos fundamentos da Educação Estético-Ambiental (EEA) como uma modalidade da educação de valores. Com base em um foco sócio-filosófico do deterioro dos valores estéticos e ambientais devido à atividade (ecocida e biocida) da espécie Homo sapiens sobre a natureza não humana e, em particular, o impacto anestésico e antiestético da crise socioambiental na condição humana. Se faz énfase na EEA como um imperativo da sociedade contemporânea, especialmente da educação, e se oferece uma análise crítica desde uma perspectiva estética dos Objetivos Ambientais da Agenda 2030. Por fim, são sugeridas ações docente-educativas orientadas à sensibilização estético-ambiental.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pablo René Estévez Rodríguez, Asociación de Pedagogos de Cuba

Doutor em Ciências Filosóficas pela Universidad Estatal “Tarás S. Chevchenko” de Kiev. Professor Titular e Pesquisador Auxiliar. Escritor (narrador, poeta e ensaista), membro da Uneac. Colaborador do Departamento de Educacao Artística do Ministério de Educacao e membro da Sub-Comissao de Educacao Artística da Comissao Nacional de Planos e Programas do Instituto Central de Ciencias Pedagógicas (ICCP) de Cuba. Educador Destacado do Século XX em Cuba e Prêmio Nacional de Pedagogía.  

References

DOS PASSOS, Wagner Valente. Revolução Estética e Educação Ambiental: uma proposta de oposição ao fetichismo, à alienação e à ideologia capitalista. Tesis. (Doctorado en Educación Ambiental), 2018. 192f. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA, Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Rio Grande, 2018.

ESTÉVEZ, Pablo René. A Educação Estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Editora Nova Harmonia, 2003.

ESTÉVEZ, Pablo René. La revolución estética en la educación. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2004.

ESTÉVEZ, Pablo René. A alternativa estética na educação. Rio Grande: Editora da FURG, 2009.

ESTÉVEZ, Pablo René (Org). A Educação Ambiental em perspectiva estética. Rio Grande: Editora da FURG, 2011.

¬¬¬¬ESTÉVEZ, Pablo René. Educar para el bien y la belleza. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2011.

ESTÉVEZ, Pablo René. La alternativa estética en la educación liberadora. La Habana: Editora Política, 2012.

ESTÉVEZ, Pablo René. La alternativa estética en la educación. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2014.

ESTÉVEZ, Pablo René. Enseñar a sentir: La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2015.

ESTÉVEZ, Pablo René. Por las leyes de la belleza. La Habana: Editorial Universitaria “Félix Varela”, 2019.

ESTÉVEZ, Pablo René; Estevez, Lurima. La Educación Estética en la perspectiva transdisciplinaria. La Habana: Editorial Universitaria “Félix Varela”, 2016.

ESTEVEZ, Lurima. La Educación Estético-Ambiental de educadores(as). Tesis. (Doctorado en Educación Ambiental), 2017. 270f. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA, Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Rio Grande, 2017.

ESTEVEZ, Lurima. La Educación Estético-Ambiental. La Habana: Editorial Universitaria “Félix Varela”, 2019.

HORKHEIMER, Max. Crítica de la razón instrumental. Buenos Aires: Editorial Sur, 1973.

INFORME de la Comisión. “La escuela como Centro Cultural Principal de la comunidad”. Programa “XX Años del Poder Popular en Santa Clara”. Santa Clara, 1996.

MARX, Carlos. Manuscritos económicos y filosóficos de 1844. La Habana: Editora Política, 1965.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários á educação do futuro. Brasília: Ed. Cortez, 2001.

RESOLUCIÓN Rectoral 140/93. Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Santa Clara, 1993.

Published

2022-08-03

How to Cite

Estévez Rodríguez, P. R. (2022). Los fundamentos de la Educación Estético-Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–28. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14239

Issue

Section

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica