A perspectiva discente sobre os resíduos sólidos em uma escola do semiárido Nordestino

Carla Manoela Costa Rodrigues, Marcelo Campêlo Dantas

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de uma escola da rede pública de ensino sobre os resíduos sólidos no âmbito da educação ambiental. A coleta de dados se deu por meio de um questionário a 90 alunos do ensino médio no município de Crateús-CE. Os resultados demonstraram que a maioria (64 %) dos estudantes vê o lixo como algo inútil. Boa parte dos alunos (69%) conheceu o tema “lixo” nas aulas de biologia, porém, a frequência de aulas que abordem a temática é considerada baixa pelos mesmos. Os projetos e ações governamentais são os meios mais referidos na conscientização e a minimização do lixo deve ocorrer por meio de ações sustentáveis segundo os estudantes. Apesar dos discentes conheceram certas condutas sustentáveis, ainda não estão a par da realidade social caracterizada pela produção de lixo.


The student perspective on solid waste in a school in the semi-arid Northeast

The present work had the objective of analyzing the perception of students of a school in the public system on solid waste in the scope of environmental education. Data collection was done through a semi-structured questionnaire to 90 high school students. The results showed that the majority (64%) of the students see the trash as something useless. Most of the students (69%) knew the subject "junk" in biology classes, however, the frequency of classes that approach the subject is considered low by them. It is observed that although the students know some concepts and sustainable behaviors, they still present a simplistic view on the problem of garbage, and they have little information regarding the social reality that characterizes the solid waste production.

Keywords: Solid Waste. Garbage. Perception of students. Environmental
Education.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos; Lixo; Percepção de estudantes; Educação Ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6697

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