Desenvolvimento da Educação Ambiental entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a partir do enfoque CTS
Palavras-chave:
Ensino Profissionalizante, CTS, Fontes de Energia Automotiva, Educação Ambiental.Resumo
Este artigo analisa algumas contribuições de abordagens de ensino da Física alinhadas ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o desenvolvimento de elementos de Educação Ambiental entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do IFSP, campus Guarulhos. Entre os objetivos, visamos despertar a conscientização sobre impactos sócio-ambientais advindos da Ciência e Tecnologia (C&T), empregando uma pluralidade de ações pedagógicas envolvendo 108 alunos na disciplina Máquinas Elétricas. Utilizamos a abordagem temática “Fontes de Energia Automotiva”, alavancando reflexões acerca dos impactos da C&T sobre o meio ambiente como aspectos da qualidade de vida e sua relação com sistemas de produção e consumo, efeitos dos processos de produção de energia, bem como impactos ambientais de nossas ações diárias na cidade onde moramos ou trabalhamos.Downloads
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Publicado
2014-07-25
Como Citar
Araújo, M. S. T., & Formenton, R. (2014). Desenvolvimento da Educação Ambiental entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a partir do enfoque CTS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(2), 161–182. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3993
Edição
Seção
Artigos