Desenvolvimento da Educação Ambiental entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a partir do enfoque CTS

Autores/as

  • Mauro Sérgio Teixeira Araújo Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
  • Ricardo Formenton Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Guarulhos.

Palabras clave:

Ensino Profissionalizante, CTS, Fontes de Energia Automotiva, Educação Ambiental.

Resumen

Este artigo analisa algumas contribuições de abordagens de ensino da Física alinhadas ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o desenvolvimento de elementos de Educação Ambiental entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do IFSP, campus Guarulhos. Entre os objetivos, visamos despertar a conscientização sobre impactos sócio-ambientais advindos da Ciência e Tecnologia (C&T), empregando uma pluralidade de ações pedagógicas envolvendo 108 alunos na disciplina Máquinas Elétricas. Utilizamos a abordagem temática “Fontes de Energia Automotiva”, alavancando reflexões acerca dos impactos da C&T sobre o meio ambiente como aspectos da qualidade de vida e sua relação com sistemas de produção e consumo, efeitos dos processos de produção de energia, bem como impactos ambientais de nossas ações diárias na cidade onde moramos ou trabalhamos.

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Biografía del autor/a

Mauro Sérgio Teixeira Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Docente e Pesquisador do departamento de pós-graduação da UNICSUL

Ricardo Formenton, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Guarulhos.

Docente do departamento da Indústria do curso de Automação Industrial.

Publicado

2014-07-25

Cómo citar

Araújo, M. S. T., & Formenton, R. (2014). Desenvolvimento da Educação Ambiental entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a partir do enfoque CTS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(2), 161–182. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3993

Número

Sección

Artigos